Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como foi o teste do "fedido" Zakk Wylde para a banda de Ozzy Osbourne

Guitarrista contou com ajuda de um contato e sorte de chamar a atenção do vocalista em meio a tantos candidatos

29 jan 2025 - 08h05
Compartilhar
Exibir comentários
None
None
Foto: Ozzy Osbourne e Zakk Wylde ( Paul Natkin/Getty Images) / Rolling Stone Brasil

A vida de Zakk Wylde mudou completamente quando Jake E. Lee deixou a banda de Ozzy Osbourne em 1987. O então ex-vocalista do Black Sabbath procurava um novo guitarrista quando recebeu uma demo do músico, à época com 20 anos.

Surgiu, então a possibilidade de fazer um teste. A oportunidade só veio por causa de um contato com o fotógrafo Mark Weiss, intermediado por um homem chamado Dave Feld.

Wylde contou, em entrevista ao podcast Lipps Service (via Ultimate Guitar), como foi a primeira conversa a respeito de se candidatar para a vaga. De início, a ideia sequer foi levada a sério.

Ele ( Feld) disse: 'ei cara, já pensou em fazer uma audição para Ozzy?' Eu falei: 'pensei em comer uma fatia de pizza com Jimmy Page outro dia também' [risos]. Agora, você tem que entrar em contato com essas pessoas. E então, elas são como pessoas mágicas, míticas... Dave disse: 'se você tiver uma fita, posso entregá-la a Mark e espero que ele possa dar à Sra. O ( Sharon Osbourne, esposa e empresária de Ozzy)'. Eu não tinha nada a perder, estava trabalhando em um posto de gasolina."

A fita chegou até Sharon e Ozzy. Assim Zakk, seguiu para um primeiro teste. O guitarrista detalhou essa etapa do processo em entrevista para o Let There Be Talk (via Ultimate Guitar):

Eles me levaram até lá, eu conheci Phil Soussan (baixista) e Randy Castillo (baterista). Quando eu entrei na sala, os caras foram incríveis comigo, fizeram eu me sentir super confortável e tudo mais. Tocamos 'Bark at the Moon', tocamos 'Suicide Solution' e então ficamos conversando por um tempo."

A segunda etapa do teste

Já na segunda parte do teste, aconteceu o primeiro encontro real com Ozzy. Na conversa com o Lipps Service, Wylde revelou como se sentiu no momento — e como o Madman parecia bem mais relaxado:

Acho que eu estava mais animado do que nervoso. Achava tudo incrível. Lembro que Ozzy veio no dia seguinte ou algo assim, e eu fiquei: 'oh meu Deus, não acredito, é o Ozzy!'. E ele só disse: ' Zakk, apenas toque com o seu coração e depois troque suas calças... alguma coisa realmente está fedendo'. [risos]"
Ozzy Osbourne e Zakk Wylde
Ozzy Osbourne e Zakk Wylde
Foto: Mike Guastella/WireImage / Rolling Stone Brasil

Ozzy Osbourne, Zakk Wylde e Randy Rhoads

O processo de seleção de um guitarrista representa um momento especial para Ozzy, já que a lembrança de Randy Rhoads era constante. O primeiro guitarrista da banda solo do Madman morreu em 1982, em um acidente aéreo que colocou as vidas de toda a banda e equipe em risco. Apenas dois álbuns de estúdio foram gravados com o lendário músico.

Desconsiderando alguns nomes provisórios que apenas finalizaram a turnê de 1982, Zakk Wylde se tornou o terceiro a ocupar a vaga na banda dele. E isso só aconteceu devido a uma certa coincidência com o jovem guitarrista, notada por Ozzy ao conferir a imagem enviada junto com a fita demo.

Segundo Zakk, no primeiro encontro o vocalista ficou com a impressão de que já o tinha visto antes. Depois, o Madman revelou o motivo. Nas palavras do guitarrista:

Ozzy disse: ' Zakk, de todas as caixas, fitas e fotos, sua foto foi a única da qual eu me lembrava. Estava no balcão da cozinha e eu olhei para ela e disse: 'oh, uau, esse garoto deve realmente amar Randy Rhoads' [devido à semelhança física]. E ele disse: 'Foi tudo o que eu pensei. Foi de lá que lembrava ter visto você, aquela foto! Certo, você deve realmente amar Randy Rhoads'. E eu amo Randy Rhoads."

As fotos sequer eram profissionais. A irmã do guitarrista havia feito algumas imagens dele na casa dos pais para o teste. Acabou sendo um diferencial.

O mais longevo

Zakk Wylde se tornou o guitarrista mais longevo da carreira solo de Ozzy Osbourne. O músico fez sua estreia na banda do vocalista no álbum No Rest For the Wicked (1988) e permaneceu até 2009, com curtos períodos de ausência nos anos 1990 e 2000.

Ele retornou em 2017 e permaneceu desde então. Debilitado pela doença de Parkinson, o Madman não consegue mais se apresentar. Os novos álbuns têm sido gravados com músicos convidados em estúdio, mas Wylde participou do mais recente, Patient Number Nine (2022).

+++LEIA MAIS: A canção dos Beatles que Ozzy Osbourne diz ter mudado sua vida

Colaborou: André Luiz Fernandes.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade