Conheça a Funmilayo, banda de mulheres negras não binárias
O nome da banda é uma homenagem a Funmilayo Anikulapo Kuti, ativista da Nigéria
Funmilayo Afrobeat Orquestra é a única banda de afrobeat no mundo formada somente por pessoas não binárias e mulheres negras.
O projeto surgiu após a cantora e saxofonista Stela Nesrine e a trompetista Larissa Oliveira perceberem a ausência de um grupo que tocasse afrobeat formado e idealizado por mulheres negras.
Diante do desafio, Stela e Larissa começaram a somar forças com outras artistas que abraçaram a ideia: Sthe Araújo e AfroJu na percussão, Ana Goes no sax tenor, Suka Figueiredo no sax barítono, Priscila Hilário na bateria, Bruna Duarte no baixo, Jasper na guitarra, Rosa Couto nos vocais e bloco sonoro e Tamiris Silveira nos teclados.
O nome da banda foi escolhido para homenagear Funmilayo Anikulapo Kuti, importante ativista da Nigéria, que liderou a luta das mulheres por liberdade, pelo direito ao voto e por justiça social.
Além de ter sido uma professora proeminente, Funmilayo é mãe de Fela Anikulapo Kuti, músico nigeriano considerado o criador do Afrobeat e o inimigo número 1 das autoridades nigerianas durante as décadas de 70 e 80, famoso por usar a música contra as injustiças de seu país.
Apadrinhada pelo músico e filho de Fela Kuti, Seun Kuti, a Funmilayo Afrobeat Orquestra pretende ser uma inspiração para que as mulheres negras ocupem cada vez mais espaços na arte, na política, ou onde elas quiserem.
A banda é uma das atrações da 5ª edição do Art & Jazz, que será realizado em 30 de abril, Dia Internacional do Jazz, e transmitido aqui no Terra.