Coral Paulistano homenageia Naomi Munakata
No próximo sábado (26), o Coral Paulistano irá homenagear a maestrina Naomi Munakata (1955-2020), em única apresentação no Theatro Municipal de São Paulo. O concerto será baseado na obra Um Requiem Alemão, Op. 45 (versão para piano a 4 mãos) (80'), do compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897).
Naomi Munakata, que faleceu em 2020, foi uma das maiores e mais importantes regentes da música coral brasileira, elevando o nível da música de coral em São Paulo, além de ter sido muito presente como educadora, pois acreditava na educação por meio do campo coral.
Em sua trajetória profissional, destacou-se como regente titular do Coral Paulistano, além de ter sido por duas décadas, regente do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, diretora e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo e diretora artística e regente do Coral Jovem do Estado.
"O concerto do próximo final de semana é de suma importância para o legado da Naomi, visto que era uma apresentação que estávamos ensaiando em 2020, com ela própria na regência, porém a pandemia chegou e tudo aconteceu. Agora temos o dever de levar adiante esse concerto, um dos mais bonitos e preferidos dela, sua música e seus ensinamentos", afirma Maíra Ferreira, regente do Coral Paulistano.
No mesmo dia, às 17h, é a vez da Praça das Artes receber o concerto Beethoven por ele Mesmo, apresentado pela Camerata da Orquestra Experimental de Repertório. O concerto terá a presença do pianista Lucas Gonçalves e de Thiago Tavares na regência.
Homenagem a Naomi Munakata
Concerto presencial, aberto ao público
Coral Paulistano
Maíra Ferreira, regência
Aymée Wentz, soprano
Ademir Costa, barítono
Renato Figueiredo e Rosana Civile, piano
Programa
Johannes, Brahms
Um Requiem Alemão, Op. 45 (versão para piano a 4 mãos) (80')
Ingressos R$ 30
Classificação livre
Duração total 80 minutos