De surpresa, Alabama Shakes faz primeiro show em 7 anos
Grupo se reuniu em um evento beneficente que contava com apresentação solo da vocalista Brittany Howard
Artigo publicado em 19 de dezembro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês .
Na noite da última quarta-feira (18 de dezembro), a banda de blues-rock norte-americana Alabama Shakes proporcionou um momento especial — e inesperado — aos fãs: o grupo se reuniu para uma apresentação pela primeira vez desde 2017.
O encontro aconteceu na cidade de Tuscaloosa, no Alabama, durante um evento beneficente. A vocalista Brittany Howard havia sido escalada como atração principal, originalmente para um show solo "curto e intimista".
Ela subiu ao palco sozinha e apresentou uma versão acústica de sua música "Short and Sweet". Depois, Howard interrompeu o show e saiu do palco dizendo que precisava buscar uma guitarra.
A vocalista retornou com a surpresa. No telão ao fundo do palco, a frase "Brittany Howard" foi substituída por "Alabama Shakes", sinalizando a volta dos integrantes da banda.
"Se há um lugar onde vamos nos reunir novamente, é Tuscaloosa", declarou Howard ao público, relembrando que a banda havia se apresentado nas edições anteriores do evento beneficente, realizadas em 2012 e 2013.
Embora a formação não estivesse completa — o baterista original Steven Johnson não participou devido a questões legais — os músicos presentes realizaram um setlist com nove músicas que incluíram sucessos dos álbuns Boys & Girls (2012) e Sound & Color (2015), este último indicado ao Grammy de Álbum do Ano. Entre as canções, também foi apresentada "Always Alright", parte da trilha sonora do filme O Lado Bom da Vida (2012).
Reunião definitiva ou encontro pontual?
A banda, originária de Athens, Alabama, não se reunia desde agosto de 2017, quando se apresentou no festival Osheaga antes de entrar em hiato.
Desde então, Brittany Howard lançou dois álbuns solo: Jaime (2019) e What Now (2022). Até o momento, não há confirmação se essa apresentação em Tuscaloosa foi apenas um evento pontual ou se a banda realmente está de volta.
Em janeiro de 2025, a vocalista faz nos Estados Unidos o último show de sua turnê solo "What Now". Depois disso, a agenda segue aberta.
+++LEIA MAIS: Conheça a história de "Don't Wanna Fight", faixa do Alabama Shakes eleita Melhor Música de Rock no Grammy