Diddy tem seu nome inspirado em Didi, dos Trapalhões? Investigamos
Renato Aragão afirmou que o apelido do rapper Sean Combs teria sido inspirado no seu próprio apelido, porém, a história parece não ser verdadeira. O rapper adotou diversos apelidos ao longo de sua carreira, refletindo as diferentes fases e reinvenções.
As redes sociais brasileiras recuperaram um video em que Renato Aragão, o Didi, em uma entrevista para Jô Soares, diz que o apelido do rapper Sean “Diddy" Combs teria sido criado a partir do seu Didi, que fazia sucesso em Angola, país natal da mãe de Combs. O video ressurgiu depois que Combs foi preso e acusado de exploração sexual.
A história, por mais que seja muito divertida, não parece ser verdadeira. O rapper, produtor e empresário Sean Combs é conhecido por seus diversos apelidos ao longo da carreira e tem uma trajetória marcada por constantes reinvenções. Desde o início, Combs adotou diferentes nomes artísticos, refletindo as mudanças em sua identidade musical e empreendedora.
Ele começou como Puff Daddy, nome que usou quando emergiu como produtor no cenário do hip-hop dos anos 90, moldando o som de artistas icônicos como Notorious B.I.G. e Mary J. Blige. Puff Daddy foi associado a uma era de grande sucesso comercial e à consolidação de Combs como uma das figuras mais influentes do rap.
No início dos anos 2000, Sean Combs decidiu adotar o apelido "P. Diddy", buscando uma nova fase em sua carreira e inspirado em Prince, que trocou seu nome para um símbolo. Uma outra versão dá conta de que este apelido teria sido inventado pelo também rapper The Notorious B.I.G. A mudança para “P. Diddy” aconteceu após o julgamento por acusações de porte de armas e suborno, das quais foi absolvido.
Já a adoção do nome "Diddy" em 2005 representou um desejo de simplificação e uma nova identidade pública mais acessível. Em uma entrevista, ele mencionou que as pessoas já o chamavam de Diddy informalmente, e ele decidiu oficializar o apelido. O novo nome coincidiu com uma fase em que ele queria mostrar ao mundo uma versão mais autêntica de si, sem o peso das controvérsias anteriores.
Além de Diddy, ele também utilizou outros nomes, como Brother Love, que adotou brevemente em 2017. Cada um dos apelidos reflete uma fase diferente de sua carreira e personalidade, mostrando como Combs é um mestre na arte da reinvenção.
(*) Rodrigo James é jornalista, criador de conteúdo e publica semanalmente a newsletter MALA com notícias, críticas e pensatas sobre cultura pop e entretenimento.