Direito ao aborto mobiliza popstars contra Trump e ganha hino
Stevie Nicks lançou 'The Lighthouse', uma música em defesa dos direitos das mulheres, coescrita com outros músicos e com clipe que retrata a luta feminina.
Stevie Nicks lançou “The Lighthouse”, um hino pelos direitos das mulheres. Coescrita com Magnus Birgersson e Vincent Villuis, a faixa começa com os vocais de Nicks e uma instrumentação sutil, antes de se transformar em um rock completo. Nicks coproduziu a música com Dave Cobb e Sheryl Crow, com esta última contribuindo na guitarra e no baixo.
No clipe da música, Nicks aparece dentro de um farol, cercada por imagens icônicas da Stevie (pombas brancas e candelabros góticos), acompanhada de cartazes de protesto feminino. Logo, ela lidera uma multidão poderosa de mulheres em uma praia turbulenta, avançando com força.
“Escrevi essa música alguns meses depois que Roe v. Wade (que garante aborto nos EUA) foi derrubada”, disse Nicks em um comunicado. “Parecia que, da noite para o dia, as pessoas estavam dizendo ‘O que podemos, como força coletiva, fazer a respeito disso?’ Para mim, foi escrever uma música. Demorou um pouco porque eu estava na estrada. Então, em uma manhã cedo, eu estava assistindo ao noticiário na TV e uma certa âncora disse algo que parecia estar falando diretamente para mim — explicando o que a perda de Roe v. Wade significaria. Eu escrevi a música na manhã seguinte e gravei naquela noite.”
Ela continuou: “Isso foi em 6 de setembro de 2022. Desde então, tenho trabalhado nela. Muitas vezes disse a mim mesma: ‘Isso pode ser a coisa mais importante que eu já fiz.’ Para defender as mulheres dos Estados Unidos, suas filhas e netas — e os homens que as amam. Este é um hino.”
No início deste mês, Nicks elogiou o post viral de Taylor Swift apoiando a vice-presidente Kamala Harris, postando uma foto semelhante que apresentava um cachorro em vez de um gato. “Como minha amiga Taylor Swift afirmou de forma tão eloquente, agora é o momento de pesquisar e escolher o candidato que fala com você e suas crenças”, escreveu ela.
Assista o vídeo com o comentário de André Forastieri.
(*) André Forastieri é jornalista e fundador de Homework. Se você curtiu esse vídeo, assine sua newsletter e receba todo dia útil um post exclusivo. Conheça: andreforastieri.com.br.