Drake acusa Universal e Spotify do crescimento de 'Not Like Us' de Kendrick Lamar
Rapper acionou as empresas na justiça. As informações são da Billboard
De acordo com a Billboard, o rapper Drake entrou com uma ação na justiça contra a gravadora Universal Music Group e a plataforma de streaming Spotify acusando-as de inflar os dados de audiência do single Not Like Us do cantor Kendrick Lamar.
Drake está acusando as empresas de utilizarem robôs para impulsionar Not Like Us, além de se beneficiarem de esquemas corruptos para promover o single.
Segundo o texto do processo de Drake contra a Universal e o Spotify, a gravadora "lançou uma campanha para manipular e saturar os serviços de streaming e as ondas de rádio".
Not Like Us foi lançada por Kendrick Lamar no dia 4 de maio deste ano. O conteúdo da faixa apresenta várias críticas contra Drake e se tornou um grande sucesso de Lamar, se mantendo na Billboard Hot 100 por 29 semanas.
O corpo jurídico de Drake alega que a gravadora de Kendrick Lamar teria realizado uma alteração na taxa de licenciamento de Not Like Us promovendo, assim, uma estratégia para que o Spotify aumentasse sua distribuição aos assinantes da plataforma.
No documento enviado à justiça, os advogados de Drake também acusa a empresa de ter financiado influenciadores para promover a faixa.
Tanto Drake, quanto a Universal Music e o Spotify não comentaram o assunto.
Engenheiro de Kendrick Lamar explica sobre músicas contra Drake
O engenheiro de masterização de Kendrick Lamar, Nicolas de Porcel, que é creditado nas músicas dissimuladas sobre Drake Euphoria, Meet the Grahams e Not Like Us, conversou com EngineEars há algumas semanas e um clipe está começando a viralizar nas redes sociais.
Durante o podcast EngineEars Live, ele foi questionado sobre como foi sua experiência trabalhando com Kendrick e sua equipe durante a agitada batalha de rap de Drake e Kendrick. Ele revelou como o rapper estava gravando músicas enquanto a briga acontecia, dizendo ao apresentador Curtis "Sircut" Bye: "Foi um pouco louco. Recebi uma ligação e disse: 'Fique de plantão, você vai trabalhar.'
"Eu pegava a música e cerca de seis minutos se passavam e eles diziam: 'Como estamos?' Enquanto Dot estava lançando esses discos, era como se eu estivesse entregando os masters… eles iriam cair 12 minutos depois. "Foi fantástico.", acrescentou.
Originalmente, houve alguma especulação de que Kendrick tinha algumas de suas faixas prontas para serem lançadas devido à rapidez com que ele as produzia, especialmente no fim de semana, quando ele imediatamente respondeu a Family Matters de Drake com Meet the Grahams e depois seguiu com Not Like Us um dia depois.
Fundada por MixedByAli, EngineEars é uma plataforma dedicada à arte de mixagem e masterização, ao mesmo tempo que dá aos artistas acesso a engenheiros de classe mundial. Kendrick e DJ Khaled também estão listados como investidores.