Duran Duran: clássico "Save a Prayer" completa 40 anos
Um dos grandes clássicos dos anos 1980, a canção Save a Prayer do Duran Duran completou 40 anos no último dia 9. A faixa se tornou o maior sucesso de seu álbum de origem, Rio.
Save a Prayer é uma balada que se destaca pelos seus exuberantes arranjos de teclados que fazem o background perfeito para uma letra romântica. A concepção da música se deu em Birmingham, na Inglaterra, cidade natal da banda, quando o tecladista Nick Rhodes estava trabalhando em uma composição a bordo de seu sintetizador Roland SH-2 e no sequenciador CSQ-100.
"E enquanto eu brincava com isso, me deparei com esse atraso fantástico que estava no tempo do sequenciador, que era algo que eu nunca havia usado no primeiro álbum assim", disse Rhodes à época, explicando como nasceu os arranjos de Save a Prayer. "E essa era uma sequência mais lenta, então tinha espaço na música para o atraso entre ela. Realmente soava hipnótico e mágico".
Nick Rhodes chegou à linha melódica complementar e essencial da faixa em um sintetizador Roland Jupiter-8.
Os acordes da canção foram escolhidos por Andy Taylor e Nick Rhodes e a letra foi escrita por Simon Le Bon quando a banda estava em turnê na época. O contexto literário de Save a Prayer é sobre um encontro casual entre duas pessoas e que se transforma em um caso de apenas uma noite, que, segundo Le Bon, é uma história "realista e não romântica" e foi baseada na canção folclórica If You Could Read My Mind de Gordon Lightfoot.
O sucesso de Save a Prayer levou o Duran Duran a conquistar um disco de ouro na Finlândia, além de discos de platina na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido e ainda obter um disco de platina duplo nos EUA pelas vendas superiores a 2 milhões de cópias.