Encerramento das Olimpíadas junta Phoenix e Air em música do filme "As Virgens Suicidas"
Bandas indies francesas homenagearam filme de Sofia Coppola, esposa do cantor do grupo Phoenix
Um detalhe curioso do encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 fez a felicidade dos cinéfilos de todo o mundo que assistiram sua transmissão televisiva. Vale apontar que este fato não teve nada a ver com os saltos épicos de Tom Cruise no estádio francês e sobre o símbolo de Hollywood.
Ao contrário da abertura com estrelas internacionais como Celine Dion e Lady Gaga, a cerimônia de encerramento das Olimpíadas foi embalada por artistas franceses em performances ao vivo no Stade de France. A banda Phoenix serviu de âncora para todas as apresentações, intercalando seus hits com uma atuação instrumental de apoio de outros artistas. O ponto alto foi a apresentação conjunta entre Phoenix e Air, dois representantes da era de ouro do indie francês.
A música de Air e Phoenix
Air e Phoenix surgiram durante a onda da música French Touch, que começou em meados da década de 1990 e impactou a cultura pop mundial com sua mistura original de electro, dance, jazz e indie pop. Embora o movimento tenha diminuído no final dos anos 2000, Air e Phoenix continuam sendo celebrados globalmente, ao lado do contemporâneo mais famoso Daft Punk, que recentemente encerrou sua carreira musical.
Formada em 1995 por Nicolas Godin e Jean-Benoit Dunckel, a banda Air lançou seis álbuns e duas trilhas sonoras que venderam milhões de cópias. Entre suas trilhas está o cultuado filme "As Virgens Suicidas", que lançou a carreira da diretora Sofia Coppola em 1999.
A música escolhida para a apresentação olímpica foi "Playground Love", justamente da trilha de "As Virgens Suicidas", que por sinal teve um clipe dirigido por Coppola.
Já Phoenix, banda também formada em 1995 e liderada por Thomas Mars, lançou seu sétimo álbum, "Alpha Zulu", em 2022. O vocalista Thomas Mars é casado, por coincidência, com a cineasta Sofia Coppola e colaborou com ela várias vezes, incluindo na trilha sonora do filme "On the Rocks" (2020). Na apresentação de "Playground Love", ele assumiu os vocais da canção, numa parceria com o Air que também aconteceu na gravação original. O momento acabou sendo também uma homenagem para sua esposa.
Amor e ódio de Sofia Coppola
Sofia Coppola tem uma relação de amor e ódio com os franceses. Vale lembrar que ela dirigiu "Maria Antonieta" (2006), filme sobre a última rainha da França, que foi execrado pela crítica nacional e a fez ser vaiada pelo público francês no Festival de Cannes. Ironicamente, é também um dos melhores filmes da diretora, embora "As Virgens Suicidas" seja definitivamente o melhor.
Woooow, "Playground Love" sonando en la clausura de los Juegos Olímpicos con Phoenix y AIR 🥰✨ ¿Listos para @HipnosisMX? pic.twitter.com/zyMjIF9eeq
— Indie Rocks! (@indierocks) August 11, 2024
Air feat. Gordon Tracks (aka Thomas Mars of Phoenix)
"Playground Love"
The Virgin Suicides
Virgin Records (2000)
Director: Sofia & Roman Coppolapic.twitter.com/FfFx4j2WXe
— 120 Revisited (@120Revisited) May 16, 2024