Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: siga repercussão da escolha do novo papa

Evento traz exibição interativa e shows com nomes do Trap e Funk brasileiro

De 11 a 20 de agosto, o Spotify promove uma experiência inédita que surgiu após o sucesso da playlist creme

31 jul 2023 - 10h40
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários
A creme nasceu em 2016 devido a uma tendência no mundo da música em que artistas estavam misturando o Trap e o Funk
A creme nasceu em 2016 devido a uma tendência no mundo da música em que artistas estavam misturando o Trap e o Funk
Foto: Divulgação

Pela primeira vez no Brasil, uma playlist de música vai ganhar o mundo real. Uma iniciativa do Spotify promove - 11 a 20 de agosto - uma experiência inédita para descobrir, explorar e divertir-se com o universo do Trap e do Funk nacional, por meio de uma ampla seleção de atividades. A playlist creme, que mistura artistas e faixas mais populares desses gêneros, se transforma em uma exibição interativa grátis, contemplando mais de 60 artistas e produtores da cena urbana brasileira, e dois dias de shows com um line up exclusivo para os fãs. O evento será realizado na Praça das Artes, no centro de São Paulo.

"A playlist creme celebra o talento massivo e diversificado da cultura urbana do Brasil, e é um reflexo do poder e da consolidação da cena do Trap e do Funk, tão diversa e abrangente que está crescendo em popularidade ao transcender gêneros e fronteiras no País", pontua Carlos Costa, editor de música do Spotify, ao Terra. Ele também acrescenta que houve um crescimento de 31% em streams na playlist neste ano. 

A creme nasceu em 2016 devido a uma tendência no mundo da música em que artistas estavam misturando o Trap e o Funk, movimento que ganhou ainda mais forma e força em 2018.

"Na época, tínhamos playlists (como Funk Hits e Trapperz Brasil) que contemplavam esses gêneros separadamente, porém, as novas faixas lançadas não se encaixam no perfil editorial dessas playlists. Foi quando, em 2020, decidimos criar a creme, que concentra as faixas e os artistas mais populares que misturam e transitam entre o universo do trap e do funk", acrescenta Costa. "Desde o seu lançamento, em 2020, o tempo médio que os usuários escutam a playlist cresceu 75%. Além disso, teve um aumento de 1639% em novos usuários diários e cresceu 2587% no total de streams também desde sua estreia na plataforma". 

Exibição interativa

No evento que terá início em 11 de agosto, o público poderá passear por uma exposição de 478 m2 que inclui figurinos e acessórios originais, conferir cenários exclusivos relacionados a álbuns e clipes icônicos e experienciar uma imersão no universo do Trap e do Funk com fotos e vídeos que destacam alguns dos marcos desses artistas no Spotify desde 2020.

Alguns dos nomes destacados na experiência são Matuê, Tasha & Tracie, L7NNON, N.I.N.A, MC Hariel, Azzy, Filipe Ret, Xamã, MC Luanna, Mc Kevin, Ajuliacosta, Teto, Slipmami, entre outros.

"É inegável que o Trap e o Funk são dois gêneros musicais que vêm moldando a identidade do Brasil e influenciando a cultura, dando voz aos sub-representados e ajudando a quebrar barreiras socioeconômicas. Acredito que estamos no caminho para as contribuições do trap e funk como linguagem da juventude serem cada vez mais adotados. Além disso, no Spotify observamos uma escalada contínua de artistas dessa cena no Spotify Charts, por exemplo. Pensar que tudo isso vem acontecendo com tamanha força somente nos últimos três anos nos faz acreditar que esse é o somente o início para a música urbana. E promover essa experiência para o público é a nossa maneira de reconhecer e celebrar o legado cultural do Trap e do Funk e destacar alguns nomes que marcam essa história recente na cena", ressalta Carlos Costa.

Shows

Dos 10 dias de evento, dois deles estão reservados para cinco horas de show em cada dia. Orochi, BIN, Borges, Chefin, Oruam, da Mainstreet, sobem ao palco no sábado, 12 de agosto; MC Ryan SP, MC IG, MC Davi, MC Don Juan, MC Dricka, MC Marks, Vulgo FK da GR6 encerram a programação na tarde do domingo, 20 de agosto.

Os shows, que acontecem sempre das 16h às 21h, têm ingressos à venda a partir desta segunda-feira, 31.

Serviço 

Exposição interativa

Quando? Dia 11 e de 13 a 19 de agosto, das 10h às 20h.

Onde? Praça das Artes. Acesso pela Avenida São João, 281 ou Rua Conselheiro Crispiniano, 37 - São Paulo, SP.

Entrada gratuita.

Shows

Quando? Dias 12 e 20 de agosto, das 16h às 21h.

Abertura do espaço às 14h.

Onde? Praça das Artes. Acesso pela Rua Conselheiro Crispiniano, 37 - São Paulo, SP.

Ingressos à venda em ingresse.com (R$ 95 / meia-entrada R$ 47,50).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade