Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-comissária acusa Taylor Swift de plágio em processo judicial

Autora afirma que sucessos da cantora pop se inspiraram indevidamente em seus livros e poemas escritos após o 11 de setembro

15 abr 2025 - 16h34
Compartilhar
Exibir comentários
A reação de Taylor Swift com grande hit de Selena Gomez
A reação de Taylor Swift com grande hit de Selena Gomez
Foto: The Music Journal

A estrela pop Taylor Swift, conhecida mundialmente por seu talento como compositora, está no centro de uma nova controvérsia judicial.

A ex-comissária de bordo e autora Kimberley Marasco entrou com um processo na Justiça americana acusando a cantora de plagiar trechos de seus livros e poemas em várias canções populares. A ação foi registrada em um tribunal distrital da Flórida e envolve composições como The Man, Hoax, Illicit Affairs, I Can Do It With a Broken Heart e My Tears Ricochet.

Marasco alega que, após os atentados de 11 de setembro, começou a escrever como forma de processar as experiências vividas durante seus voos na época. Dessa inspiração nasceram livros e poesias que, segundo ela, contêm frases e construções poéticas utilizadas por Swift e sua equipe de compositores sem qualquer autorização. Em sua queixa, a autora sustenta que houve "semelhança substancial" entre seus escritos e as letras das músicas.

Um dos exemplos apontados por Marasco é o poema Beams of Light, que ela afirma ter semelhanças marcantes com a canção My Tears Ricochet. Outras composições, como Hoax e Illicit Affairs, também teriam usado passagens com frases idênticas ou muito próximas das encontradas em seus textos. Já The Man, segundo a autora, reproduz expressões e estrutura de outro poema seu, mudando apenas algumas palavras para disfarçar a origem.

Taylor Swift: Uma disputa que se arrasta desde 2024

Kimberley Marasco afirma ter percebido a semelhança após ser alertada por um conhecido. A confirmação veio, segundo ela, ao assistir à turnê Eras Tour, onde notou paralelos diretos entre seus textos e as performances da artista.

Em 2024, ela já havia tentado acionar Swift judicialmente em uma corte de pequenas causas na Flórida. No entanto, o processo foi arquivado por falhas no envio da documentação à cantora.

Determinada a levar o caso adiante, Marasco voltou à Justiça com um novo processo, agora buscando cumprir todos os trâmites legais para que a ação prossiga em instância federal. Ela diz estar comprometida a apresentar provas contundentes de que seus direitos autorais foram violados.

Apesar das acusações, Marasco não é uma autora amplamente conhecida. Seus livros, segundo informações do processo, venderam cerca de 300 exemplares até hoje.

A obra Fallen From Grace, no entanto, chegou a ser listada por mais de 25 mil livrarias e redes varejistas, ainda que poucas tenham optado por colocá-la em suas prateleiras.

O caso ainda está em fase inicial e não houve resposta oficial da equipe de Taylor Swift até o momento. Resta aguardar a decisão da Justiça sobre uma acusação que, embora parta de uma autora desconhecida do grande público, coloca sob suspeita o processo criativo de uma das artistas mais bem-sucedidas da música contemporânea.

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade