Fernanda Takai: novo single é sobre história de superação de crianças
A cantora e compositora Fernanda Takai lanou uma versão inédita para O dia em que me tornei mais forte, nome da co-produção internacional, que envolveu 17 países e fará parte da nova faixa de programação do Canal Futura dedicada ao conteúdo infantil educativo.
Iniciativa da instituição alemã Prix Jeunesse, a série traz histórias reais narradas por crianças do mundo todo. O Futura é parceiro exclusivo do projeto no Brasil e produziu dois episódios com participantes selecionados a partir de fóruns e grupos de pesquisa, realizados de forma remota durante a pandemia.
Em Meu primeiro arco e flecha, a menina indígena Tauana enfrenta barreiras impostas às mulheres em sua cultura, numa aldeia no Amazonas. Já o episódio Caixa de memórias acompanha o menino Ítalo, que perdeu o pai para o novo coronavírus, e sua amizade com seu papagaio de estimação, em São Paulo.
A cantora Fernanda Takai se emocionou com o projeto e compôs a versão brasileira para a música-tema da série, gravada no estúdio em sua casa, em Belo Horizonte. Inspirada pelo tema do programa, ela lembra o dia em que se sentiu mais forte na infância: "Foi o dia em que eu, timidamente, levei meu violão para a escola. Eu mal sabia tocar, mas o fato de levar foi como ter um superpoder, um escudo. Eu tinha 9 anos e foi muito importante para mim. Simbolizava uma aptidão que eu tinha e talvez tenha conquistado alguns amigos ali naquele dia".
Fernanda também acredita que o público vai se reconhecer nos episódios. "O que eu acho cativante é que a série tem crianças como protagonistas, vivendo situações com que todos nos identificamos", diz ela.
"A série é resultado de um estudo mundial que revela que há experiências típicas, em determinados ambientes, vivenciadas por crianças mundo todo, em que elas percebem sua própria força. Essas experiências, porém, acontecem em contextos culturais específicos, com seus hábitos e rituais. Contar essas histórias de todo o mundo fortalece a resiliência e também a compreensão da diversidade cultural. As histórias mostram, de uma forma muito forte: Somos todos iguais, mas de formas diferentes", defende a diretora da Fundação Prix Jeunesse, Maya Götz.
A nova faixa de programação infantil educativa do Futura estreia a partir do dia 5 de abril, com animações, séries e programas produzidos em diferentes partes do mundo. Vai ao ar de segunda-feira a domingo, das 7h às 9h, e de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, com distribuição de conteúdo também pelas plataformas Canais Globo e Globoplay, com acesso gratuito.