Festival João Rock homenageia Raul Seixas e Falcão em SP
Os 25 anos da morte de Raul Seixas e o aniversário de 41 anos de Marcelo Falcão foram lembrados no evento musical em Ribeirão Preto
Aconteceu neste sábado (31), em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a 13ª edição do João Rock. O festival, realizado anualmente na cidade, foi marcado pela homenagem a Raul Seixas, pelos 25 anos de sua morte, e pela festa para Marcelo Falcão, vocalista do O Rappa e aniversariante do dia.
Sr. Bamba e Zé Ramalho
A noite começou com Sr. Bamba, no Palco João Rock. O grupo de São Sebastião (SP) conquistou a chance de abrir o evento após vencer o concurso de bandas do festival. O palco principal foi dividido em duas estruturas, para que não houvesse intervalo entre as bandas e, logo na sequência, Zé Ramalho fez um show envolvente para o público, que correspondeu, principalmente quando o cantor entoou sucessos como Chão de Giz, Admirável Gado Novo, Frevo Mulher, Avohai e Eu Sou, abrindo as homenagens a Raul Seixas.
Aguardado aos gritos de “uh, é CPM!”, o grupo incendiou os fãs logo nos primeiros acordes da música Não Sei Viver Sem Ter Você. Desconfio, O Chão Que Ela Pisa, Vida ou Morte, O Mundo Dá Voltas e Tarde de Outubro foram os pontos altos do show, que começou e acabou cheio de energia. A banda participou da primeira edição do João Rock, em 2002, e chegou à sua 6ª apresentação no festival.
Nando Reis
Pela terceira vez no palco do evento, Nando Reis também apostou nas canções mais conhecidas para agitar o público eclético. O coro acompanhou o cantor em Sou Dela, Por Onde Andei, Família e All Star Azul. A música Luz dos Olhos gerou gritaria já na introdução.
O Rappa
O show do O Rappa aconteceu em clima de festa. A Todas Comunidades, Lado B Lado A, Nunca Tem Fim, Auto-Reverse, Monstro Invisível, Meu Mundo É o Barro, Boa Noite Xangô, Mar de Gente, Me Deixa, entre outras canções, formaram a trilha para a comemoração do aniversário do Falcão. “Convido vocês...”, disse o vocalista aos fãs, que o homenagearam com mensagem em faixa e um Parabéns a Você entoado em massa. O músico também recebeu um bolo personalizado no camarim. Ainda durante a apresentação, o cantor opinou sobre a Copa, lembrando a proximidade das eleições presidenciais. Neste momento, a presidente Dilma Rousseff foi alvo de xingamentos em coro.
Paralamas do Sucesso
Em meio às comemorações pelos 30 anos de carreira, Os Paralamas do Sucesso relembrou com música os grandes momentos da trajetória da banda. Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone voltaram ao palco do João Rock após 11 anos, com sucessos como Alagados, Selvagem, Cuide Bem do Seu Amor, Quase Um Segundo, Meu Erro, Lanterna dos Afogados, Ela Disse Adeus e Lourinha Bombril. Em Óculos, Herbert alterou a letra e citou a sua situação de cadeirante. “Em cima dessas rodas também bate um coração”, brincou.
Jorge Ben Jor
Com São Jorge estampado na camiseta, Jorge Ben Jor empolgou o público em sua apresentação no João Rock. O cantor participou do evento pela segunda vez e, apesar do frio da noite em Ribeirão Preto, transpirou no palco e fez a plateia transpirar também com Salve Simpatia, Santa Clara Clareou, Zazueira, Ive Brussel, Surfista Solitário, Zumbi, Bebete Vãobora, Take It Easy My Brother Charles, País Tropical, entre outros hits. Tim Maia também foi lembrado no show, com Do Leme ao Pontal.
Nação Zumbi
O público se dividiu por volta das 0h40. Por um atraso, os shows da Nação Zumbi e dos Raimundos aconteceram simultaneamente. No Palco João Rock, quem foi ver a banda de Recife, presenciou um show quente, com três músicas do novo CD. Entre as músicas mais conhecidas, teve Quando a Maré Encher, Fome de Tudo, Hoje, Amanhã e Depois, Blunt Of Judah, Meu Maracatu Pesa Uma Tonelada, Da Lama ao Caos e Manguetown, que contou com a participação especial do baterista João Barone, do Os Paralamas do Sucesso.
Raimundos
Atração principal do Palco Universitário do festival, os Raimundos fizeram um show marcado pela troca intensa com o público. “Como a vista é linda do palco do João Rock”, brincou Digão enquanto cantava Me Lambe. O vocalista vibrou ao perceber que os fãs estavam afiados em todas as letras das músicas antigas e das novas. “Vocês sabem tudo”, exaltou. No mesmo palco se apresentaram também Ponto de Equilíbrio, Vanguart, Vespas Mandarinas e Nem Liminha Ouviu.
Raul Seixas cover
No ano em que a morte de Raul Seixas completa 25 anos, a organização do João Rock decidiu homenagear o compositor e convidou um cover do músico para se apresentar no palco principal do evento. Segundo a assessoria de imprensa do festival, Amorim Menezes é cover de Raul há mais de 20 anos e conheceu pessoalmente o artista, que o teria autorizado a fazer as imitações. O show do sósia foi surpresa e teve boa aceitação dos fãs. Canções como Eu Sou, Gita, Sociedade Alternativa e Maluco Beleza deram tom saudoso ao encerramento da 13ª edição do evento.