Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gilberto Gil vende mais de 210 mil ingressos e anuncia mais duas datas no Rio 

26 ago 2024 - 18h11
Compartilhar
Exibir comentários
Gilberto Gil vende mais de 210 mil ingressos e anuncia mais duas datas no Rio 
Gilberto Gil vende mais de 210 mil ingressos e anuncia mais duas datas no Rio
Foto: The Music Journal

"Vou sentir saudade do palco e do microfone", afirmou Gilberto Gil ao anunciar a sua última turnê, Tempo Rei. E o público vai sentir saudade de presenciar a força sobrenatural de Gil ao vivo.

Não à toa, em menos de quatro dias, 212 mil ingressos da nova tour de Gilberto Gil foram vendidos. As apresentações do Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de março, na Farmasi Arena, esgotaram rapidamente, mas a capital fluminense acaba de ganhar mais duas datas: 5 e 6 de abril.

Para as novas datas, haverá pré-venda com benefícios exclusivos para clientes do Banco do Brasil com cartões Ourocard Visa - a partir das 10h do dia 26 de agosto até às 10h do dia 29 de agosto, no site da Eventim.

A pré-venda exclusiva dá 30% de desconto sob ingresso de inteira, exceto as taxas de conveniência, com parcelamento em até 5x sem juros com Ourocard Visa, limitado a seis ingressos por CPF em cada categoria de ingressos. O desconto não é cumulativo à meia entrada ou entrada social.

No dia 29 de agosto, a partir das 12h, será aberta a venda de ingressos para o público geral, também na Eventim. Tempo Rei passará por nove cidades do Brasil e também contará com datas nos Estados Unidos e na Europa.

Da religião à física, passando pela filosofia e pela literatura, são inúmeras as tentativas de definir o conceito de tempo. Quando Gilberto Gil compôs Tempo Rei, em 1984, ele propunha uma resposta à canção Oração ao Tempo, de Caetano Veloso.

Enquanto a música do seu conterrâneo (e contemporâneo) surge com uma ideia de que o tempo e aquele que o inventou desaparecerão, a letra de Gil traz um vago desejo de permanência e transformação. Não à toa, Gilberto Gil escolheu Tempo Rei para dar nome à sua última turnê.

Gilberto Gil vem amadurecendo a ideia de não realizar mais turnês há algum tempo. É uma reflexão que ele enxerga como natural e a decisão visa diminuir a intensidade de sua agenda. Há também uma mudança de perspectiva: agora menos centrada no plano material e mais próxima à espiritualidade.

A turnê Tempo Rei será a experiência de celebrar a ampla obra musical do cantor e compositor baiano, trilha sonora que está enraizada na cultura do país, além de estar presente no DNA de todo brasileiro.

O princípio de Gilberto Gil na música foi com o acordeão (inspirado por Luiz Gonzaga), nos anos 1950. E sua sonoridade foi se moldando no passo em que outras referências chegaram ao seu alcance. De João Gilberto e da bossa nova a Dorival Caymmi; até que ele se conectasse com o violão - instrumento que abriga as harmonias particulares de sua obra até hoje.

Com o passar das décadas, ficou evidente uma unidade muito preciosa no catálogo fonográfico de Gil, com canções que sempre retrataram o país, e uma musicalidade moldada por formas rítmicas e melódicas muito pessoais.

O desafio da última turnê Tempo Rei será, justamente, o de condensar esse tesouro nacional e levar Gilberto Gil para o palco, enaltecendo o cancioneiro e os vários Gilbertos que conhecemos: o cantor e compositor; o tropicalista que foi preso pela ditadura militar e se exilou em Londres; o Ministro da Cultura; o imortal da Academia Brasileira de Letras; o Doutor Honoris Causa pela Berklee College of Music, em Boston (EUA); o que detém o título de "doutor honoris causa" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e o patriarca de uma família musical.

"Foram vários os elementos que ponderei para chegar na decisão da realização de uma última turnê. Houve reflexão sobre este mercado e também sobre a exigência física necessária para esses grandes shows. Quero continuar fazendo música em outro ritmo, mas, antes, teremos essa celebração bonita junto do público e da família. Transformai as velhas formas do viver", afirma Gilberto Gil.

Gilberto Gil: "É natural que a gente fale de tempo"

"É natural que a gente fale de 'tempo' de várias perspectivas e fico pensando em todas as viagens e turnês que fizemos. São 43 anos de estrada, nas quais viajamos o país e o mundo com a música de Gil. Nos últimos anos, traduzimos a carreira dele em audiovisual, em plataformas multidisciplinares e, agora, levamos essa história completa para o palco para uma última turnê de grandes proporções", adiciona Flora Gil, diretora da Gege Produções.

"Apresentar a turnê de um dos maiores nomes da música brasileira é uma verdadeira honra. Gil é potência e símbolo cultural que se conecta com o BB para falar da força do tempo. Há mais de 30 anos, apoiamos e incentivamos a cultura e a diversidade brasileiras, que transformam vidas. Seguimos juntando e misturando a música com as oportunidades negociais, valorizando a riqueza artística do nosso país e os benefícios exclusivos para clientes", comenta Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil.

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade