Grammy lança aplicativo de geolocalização para celulares
A organização dos prêmios Grammy, que acontece em 13 de fevereiro em Los Angeles, lançou um aplicativo de geolocalização para celulares chamado MusicMapper, informa o site do jornal Los Angeles Times. O aplicativo permite que os usuários marquem nos mapas locais onde eles ouviram uma música memorável, ou onde uma música tocava de fundo em algum evento especial de suas vidas.
Por exemplo, um usuário marcou um local em Santa Ana, na Califórnia, onde ele ouviu a música I'm So Into You (estou tão a fim de você), falando que foi onde andou da escola para casa com seu primeiro amor. O aplicativo funciona para o iPhone e aparelhos com o sistema operacional Android. A versão para Android tem uma visualização em realidade aumentada. Ao ligar a câmera de vídeo do aparelho, e os locais marcados aparecem. Os usuários podem ouvir um trecho de 30 segundos da música citada.
Segundo o Los Angeles Times, o projeto é um exemplo de que a Recording Academy, que realiza o Grammy, está apostando forte nas redes sociais para promover o evento, tendência que nos últimos anos fez a audiência da cerimônia crescer. Segundo o chefe de marketing do Grammy Evan Greene, isso fez com que a audiência crescesse principalmente entre adolescentes e jovens adultos. Mas se em 2010 o Twitter "bombou", neste ano a aposta maior é na geolocalização.