Grammy obtém audiência digna de Oscar após morte de Whitney
A 54ª edição dos prêmios Grammy foi a segunda mais vista na história da cerimônia, que no último domingo (12), após a morte da cantora Whitney Houston, reuniu mais de 39 milhões de espectadores na frente da televisão nos Estados Unidos, segundo dados publicados na segunda-feira (13) pela empresa Nielsen.
A festa de três horas e meia, na qual a britânica Adele levou seis prêmios, entre eles o de Melhor Canção e Melhor Letra por Rolling in the Deep e Melhor Disco por 21, foi marcada por homenagens póstumas a Whitney Houston, que morreu em Los Angeles aos 48 anos no sábado (11).
O índice de audiência do Grammy aumentou 41% em relação à edição de 2011, na qual o programa foi acompanhado por 26,7 milhões de espectadores, e foi o segundo mais alto desde 1984, ano no qual Michael Jackson foi coroado oficialmente como o "rei do pop" após conseguir oito prêmios com Thriller.
A cerimônia de consagração de Michael Jackson foi acompanhada por mais de 51 milhões de pessoas.
O súbito adeus de Whitney Houston contribuiu para gerar interesse na cerimônia, que além de homenagear a cantora, contou com apresentações de Adele, Paul McCartney e o retorno dos Beach Boys.
Os resultados de audiência foram inclusive superiores aos registrados pela última edição do Oscar, que foi vista por 37,6 milhões de espectadores.
A festa de entrega das estatuetas do cinema é tradicionalmente a cerimônia de prêmios que mais atenção desperta na audiência dos EUA com índices que rondam os 40 milhões por edição.