Guitarra de Kurt Cobain teria sido de músico de C. Richard
Um fã teria feito uma descoberta inusitada nos últimos dias, que conecta grandes nomes da música dos Estados Unidos e da Inglaterra. De acordo com o site NME, antes de ficar famosa nas mãos de Kurt Cobain, do Nirvana, a guitarra Fender Jaguar de 1965 teria sido de Martin Jenner, que tocou com Cliff Richard e com a banda The Everly Brothers.
Em um fórum de discussão, o fã afirmou que viu a guitarra modificada para canhoto na filmagem de um show de Cliff Richard em 1981, em Chichester, na Inglaterra. Na ocasião, Jenner parecia estar tocando o mesmo instrumento, que, anos depois, pertenceu ao líder do Nirvana.
@MrMajeika We bought a guitar like that from a professional musician in the San Fernando valley. Makes sense that this is the same axe.
— Krist Novoselić (@KristNovoselic) 12 julho 2014
Logo após os rumores, o baixista Krist Novoselic, um dos fundadores do grupo de Seattle, comentou, via Twitter, que a hipótese do fã pode ser verdadeira. Isso porque, segundo Novoselic, a guitarra foi comprada de um músico profissional em San Fernando Valley, em Los Angeles, na Califórnia (EUA).
Ainda de acordo com o NME, a Fender foi comprada por Cobain no verão de 1991. O técnico de guitarra do Nirvana, Earnie Bailey, comentou sobre a compra do frontman do grupo: “acho que ele apenas curtia a linha Jaguar, e acho que ele também gostava dessa coisa da Califórnia que envolve o surf e a história que acompanha as guitarras Fender”. O técnico ainda acrescentou que não sabe quem era o dono do instrumento antes de Cobain.