Guitarrista do Angra assina laudo técnico sobre processo de plágio contra Adele
Rafael Bittencourt entregou nesta segunda, 20, um laudo encomendado pela defesa de Toninho Geraes no qual defende a alegação de plágio
O processo de plágio movido pelo sambista Toninho Geraes contra a cantora Adele ganhou mais um desdobramento envolvendo um terceiro nome da música. O cantor, compositor e guitarrista Rafael Bittencourt, integrante da banda de rock Angra, assinou um laudo técnico endossando as alegações do brasileiro contra a britânica.
O documento foi encomendado pela advogada de Geraes, Deborah Sztanjberg, e será incorporado ao processo, que se iniciou há quase um ano, no mês de fevereiro de 2024. Além de Adele, a ação também acusa outro compositor da canção "Million Years Ago", do álbum 25 (2015), o estadunidense Greg Kurstin.
Segundo o parecer de Bittencourt, a canção da inglesa e "Mulheres", de Geraes — eternizada na voz de Martinho da Vila — "têm os mesmos acordes, as mesmas harmonias e o desenho melódico, com o uso de colcheias."
Ele ainda afirma que na música inglesa, os compositores tentaram encobrir as semelhanças com a canção brasileira. "A música não me impactou imediatamente, porque eles modificaram algumas notas, mas os acordes e a harmonia continuaram idênticos," afirmou.
A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu a reprodução e comercialização, no Brasil e no exterior, de "Million Years Ago" com uma liminar que segue em vigor. Além disso, outra investigação averígua uma suposta falsificação da assinatura de Adele em procurações.
+++LEIA MAIS: Polícia investiga possível falsificação de assinatura de Adele em caso de plágio
+++LEIA MAIS: Justiça mantém liminar que suspende música de Adele acusada de plágio por Toninho Geraes
+++LEIA MAIS: Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo