Ícone da soul music brasileira, Carlos Dafé relança álbum de 1979 nas plataformas
Um dos grandes ícones da soul music brasileira, o cantor Carlos Dafé também é reconhecido por destacar a Black Music nos anos 1970, ao lado de ícones que vão de Tim Maia e Gerson King Combo. Sua sonoridade sempre rompeu as divisas dos gêneros musicais, unindo samba, música latina, jazz, soul, bossa nova e choro, enriquecendo sua musicalidade.
Malandro Dengoso, produzido por João de Aquino, músico primo de Baden Powell ("ele sempre me entendeu, desde jovem", diz o artista), chega às plataformas digitais pela Warner Music com 10 faixas encantadoras, que darão nova luz ao trabalho do lendário artista.
Tendo como foco a faixa Lá Vem Ela, na qual os vocais poderosos de Dafé se unem a uma letra romântica e sensual, a canção é representativa da forma como seu som incorpora ritmos nacionais como o samba e o choro, sem esquecer de trechos em que o soul e a black music visitam o clima de sedução e dança que o artista cria.
Para Carlos Dafé, o trabalho de 1979 em princípio pareceu assustador. Isso porque a expectativa de público e crítica era o da continuidade de seus álbuns de 1977 e 1978, lançados pela WEA (acrônimo de Warner Elektra Atlantic, um selo icônico da Warner) nos quais a sonoridade Black Music ainda eram dominantes.
"Com o tempo foram entendendo a criatividade da proposta da minha música", afirma Carlos Dafé.
O disco chegou a ser licenciado para a gravadora Som Livre, via RGE, como uma coletânea, mas só agora chega às plataformas digitais para ser apreciado, 42 anos depois de seu lançamento no formato físico. Um capítulo precioso da música popular brasileira, especial para aqueles que frequentaram as noites em que o grande Dafé se apresentava em palcos cariocas da zona sul de Copacabana, de São Conrado, de Ipanema e no litoral paulista com esse repertório e para quem, talvez nem nascido, não pode deixar de conhecer.
Ouça o álbum: