Iggy Pop critica U2 e diz que não ganha dinheiro com vendas
Cantor desaprovou parceria da banda irlandesa com a Apple, que ele chamou de "nerds poderosos"
Durante uma palestra no Radio Festival, em Salford, na Inglaterra, o músico Iggy Pop falou a respeito das novas maneiras de comercializar música e criticou a atitude do U2, que fez uma parceria com a Apple para divulgar seu álbum mais recente, Songs Of Innocence. A ação, que fez as músicas do CD aparecerem em iPhones do mundo todo, foi baixada por 5% dos usuários que tiveram acesso ao conteúdo. As informações são do site NME.
"As pessoas que não querem o álbum do U2 de graça estão tentando dizer 'não me force'. E elas têm razão", argumentou. "Parte do processo, quando você compra algo de algum artista, é um tipo de unção, você está dando amor para as pessoas. É escolha sua dar ou não. Você está dando muito de si, além do dinheiro. Mas nesse caso em particular, sem a convenção, algumas pessoas sentiram que tiveram essa chance tirada", explicou Iggy.
Ele próprio não lucra muito com as vendas de sua música. "Se eu tivesse que depender do que ganho com vendas, eu estaria trabalhando em um bar. Se eu quisesse ganhar dinheiro, que tal vender seguro para carros? Pelo menos sou honesto", justificou, lembrando de um comercial que gravou recentemente para uma seguradora.
"Nós estamos trocando o roubo corporativo pelo público. Com a ajuda dos nerds poderosos. Tipo Putins da informática. Eles só querem ficar ricos e poderosos. E agora as maiores bandas estão cobrando preços malucos ou dando música gratuita antes que possa ser copiada, num esforço para continuar gigante", completou o músico. "Há algo nisso que é uma porcaria".
O melhor do rock no Terra Música agora com Napster
Ouça e faça o download das canções da sua banda predileta e curta um acervo com mais de 17 milhões de músicas e milhares de artistas. Assine já!