Incêndio destrói hotel de capa de disco clássico da banda The Doors
Prédio histórico do Morrison Hotel estava desocupado há anos e seria transformado em habitação popular
Hotel imortalizado pelos Doors é consumido pelas chamas
Um incêndio de grandes proporções destruiu nesta quinta-feira (26/12) o antigo Morrison Hotel, edifício histórico de Los Angeles eternizado como capa do álbum "Morrison Hotel" (1970), da banda The Doors. A imagem, registrada no saguão do hotel, trazia o vocalista Jim Morrison junto aos outros membros do grupo, tornando o local um endereço icônico do rock.
Construído em 1914, o prédio estava oficialmente desocupado há pelo menos 10 anos, embora pessoas em situação de rua o utilizassem como abrigo. Durante o incêndio, dezenas de indivíduos foram retirados sem ferimentos, segundo informações do Los Angeles Fire Department (LAFD).
Combate ao fogo e situação do prédio
O incêndio, controlado por mais de 100 bombeiros, causou grandes danos à estrutura de quatro andares. O prédio, adquirido em 2022 pela AIDS Healthcare Foundation, seria convertido em moradia popular. No entanto, a organização vinha enfrentando dificuldades para impedir a ocupação irregular do imóvel.
"Para o Corpo de Bombeiros, não há prédios realmente desocupados na cidade de Los Angeles", declarou David Ortiz, do LAFD, à Fox 11. "Muitas pessoas em situação de rua usam esses prédios como residências temporárias. Hoje, várias dezenas se autoevacuaram durante o incêndio."
O Corpo de Bombeiros ainda investiga as causas do incidente.
História do Morrison Hotel na música
A capa de "Morrison Hotel", fotografada por Henry Diltz, foi uma criação espontânea. De acordo com Diltz, a localização foi descoberta pelo tecladista Ray Manzarek. "Era o tipo de lugar onde você poderia começar uma religião ou planejar um assassinato", descreveu Manzarek em uma citação antiga.
O registro foi feito de forma improvisada, sem permissão oficial. "O balconista disse que precisaríamos da autorização do proprietário. Então, esperamos ele sair e corremos para o saguão para fazer as fotos", revelou Diltz ao site Louder Sound.
A imagem foi capturada em apenas um rolo de filme. "Eles acertaram as posições de imediato. Jim estava no centro, e foi tudo muito rápido. Bang-bang-bang, e saímos de lá", detalhou o fotógrafo.