Kanye West é acusado de agressão sexual por modelo
Violência ocorreu em 2010 nos bastidores da gravação do videoclipe de um remix da banda La Roux
Modelo detalha conduta do rapper
A modelo Jennifer An entrou com um processo judicial contra Kanye West, acusando-o de agressão sexual. Segundo o relato apresentado, o episódio teria ocorrido em 2010, nos bastidores da gravação de um clipe de "In For The Kill", colaboração entre Kanye e a dupla La Roux. Maior hit da banda britânica, a música tinha ganhado um remix com participação do rapper, mas o clipe nunca foi lançado devido ao que aconteceu em seus bastidores.
De acordo com a denúncia, o rapper teria inserido os dedos na boca da modelo, simulando um ato sexual, enquanto exclamava: "Isso é arte! Isso é a p*rra da arte! Eu sou tipo o Picasso!". O portal TMZ divulgou as informações sobre o caso.
O comportamento de Kanye West teria causado desconforto nos membros da La Roux, que, segundo Jennifer, decidiram cancelar as gravações.
Universal Music Group também é processada
Além de Kanye West, Jennifer An incluiu o Universal Music Group no processo, acusando a gravadora de negligência e tentativa de encobrir o ocorrido. A gravadora era responsável pela produção do clipe. A modelo busca responsabilizar não apenas o artista, mas também as instituições que, segundo ela, teriam falhado em garantir um ambiente seguro durante o trabalho.
Cantora do La Roux já tinha alertado
O caso já tinha sido mencionado por Elly Jackson, cantora do La Roux, em entrevista com o DJ Phil Taggart na BBC Radio 1, em 2020. Na ocasião, ela revelou que a gravadora mandou que ela escrevesse um pedido de desculpas para Kanye por cancelar as gravações.
A cantora explicou o problema nos bastidores: "Vi um comportamento — que não foi direcionado a mim — que não posso aprovar como ser humano. Não vou entrar em detalhes, mas vi atos que achei perturbadores, inquietantes". E completou: "Não sei o que dizer. Não gosto de hierarquia, e não vou ficar aqui sentada e fingir que gosto. E também não vou [participar] dessa 'conspiração do silêncio' onde todo mundo finge que tudo está normal quando descaradamente não está. Eu não sou essa pessoa, não consigo encobrir nada."