Kanye West é processado por espólio de Donna Summer por uso de 'I Feel Love'
O processo afirmou que Ye e o cantor Ty Dolla $ign usaram partes "instantaneamente reconhecíveis" da música de Summer em "Good (Don't Die)"
O espólio da lenda da disco music, Donna Summer, apresentou um processo em um tribunal federal da Califórnia nesta terça-feira contra Ye, a estrela do rap anteriormente conhecida como Kanye West, acusando-o de ter incorporado o hit de 1977 de Summer, "I Feel Love", em seu novo álbum sem permissão.
O processo afirmou que Ye e o cantor Ty Dolla $ign usaram partes "instantaneamente reconhecíveis" da música de Summer em "Good (Don't Die)", do álbum colaborativo de ambos "Vultures 1", após o espólio ter explicitamente rejeitado um pedido para utilizar partes daquela música.
Representantes de Ye e Ty Dolla $ign, cujo nome de batismo é Tyrone Griffin, não foram encontrados para comentários. Um advogado do espólio de Summer disse que "deixaria a queixa falar por si mesma".
Ye, que mudou legalmente o seu nome de Kanye West em 2021, provocou indignação em 2022 com uma série de publicações antissemitas nas redes sociais. O rapper pediu desculpas pelos seus comentários em dezembro.
Ye e Griffin lançaram "Vultures 1" em 10 de fevereiro. É atualmente o álbum mais vendido nos EUA, segundo a Billboard.
"O espólio de Summer não apenas considerou o valor comercial imenso da composição de 'I Feel Love', mas também a possível degradação do legado de Summer", afirmou o processo. "West é conhecido como uma figura pública controversa cuja conduta levou várias marcas e parceiros comerciais a se desassociarem dele."