Kendrick Lamar lança novo clipe cheio de referências
Vídeo de "Squabble Up" cita ícones culturais e detalhes da região original do rapper
Homenagens e detalhes do vídeo
Kendrick Lamar surpreendeu os fãs com o lançamento inesperado do álbum "GNX" na sexta passada (22/11) e, nesta segunda (25/11), divulgou o primeiro clipe do disco, "Squabble Up". Repleto de referências visuais, o vídeo apresenta homenagens ao bairro de Compton, em Los Angeles, e à cultura local.
No clipe, Lamar aparece dançando com uma jaqueta azul e boné, ao lado de um letreiro retirado da rodovia 105 Freeway. A coreografia, assinada por Charm La'Donna, inclui dançarinos e elementos que remetem à cultura da Costa Oeste, como movimentos típicos de gangues de Compton.
Referências ao hip-hop clássico
Entre as referências, destaca-se uma cena inspirada na capa do álbum "Power" (1988), de Ice T, que mostra uma mulher de maiô branco, segurando uma espingarda, exatamente como na arte original. Ice T reagiu ao clipe no X (antigo Twitter), escrevendo "Respect" e adicionando um emoji de coroa.
O clipe dirigido por Calmatic também faz menção a outros discos marcantes, como "G-Funk Classics" de Nate Dogg e "Black Moses" de Isaac Hayes, além de incluir o cenário do clipe "The Next Movement" (1999) da banda The Roots e citar o filme "Perigo para a Sociedade" (1993) e o programa "Soul Train" (1971-2006), que aparece via referência ao quadro Scramble Board.
Respect! @kendricklamar 👑 https://t.co/jj5juB3ysm
— ICE T (@FINALLEVEL) November 25, 2024