Lady Gaga, Minions e Celine Dion abrem Jogos Olímpicos de Paris
Cerimônia de abertura teve mais Hollywood que Nouvelle Vague, além de rock, pop e muita inclusão dançante
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris entraram para a História nesta sexta-feira (26/7) como a primeira a acontecer fora de um estádio. O evento foi marcado por uma série de apresentações ao longo do Rio Sena e por pontos turísticos da capital francesa, que aconteceram sob forte chuva. Os pontos altos incluíram apresentações das cantoras Lady Gaga e Celine Dion, uma aventura animada dos Minions, um show de heavy metal na Bastilha, um desfile de moda em uma ponte, uma festa clubber sobre o Sena e barcos cheios de atletas globais.
A apresentação de Lady Gaga aconteceu logo no começo do evento, com a transformação de uma escadaria nas margens do Sena num palco ao ar livre. A cantora americana apareceu com uma plumagem de penas rosas para cantar "Mon Truc en Plume", que Zizi Jeanmarie, musa de Yves Saint Laurent, eternizou num espetáculo musical de 1961. O detalhe é que toda a participação foi pré-gravada e aconteceu cerca de três horas antes da cerimônia começar. A cantora também não cantou, optando por dublar a si mesma num registro feito previamente em estúdio.
O momento mais retumbante foi a passagem pela Bastilha, com cenas do musical "Os Miseráveis" e show da banda de metal francesa Gojira com a participação da cantora de ópera Marina Viotti. Mas todos os ritmos de pop rock foram contemplados, com performances dance music e rap franceses, além de um cover sem nexo de "Imagine", de John Lennon. Entre os destaques, vale mencionar a cantora Aya Nakamura, imigrante de Maui, que sofreu ataques de racismo na França quando seu nome surgiu como artista da abertura das Olimpíadas.
A xenofobia que quase colocou a extrema direita no poder na França foi confrontada durante todo o evento com cenas de inclusão, que ressaltaram o lema francês de Liberté, Égalité, Fraternité. Houve, inclusive, uma longa passagem pela ponte Debilly, ao lado da Torre Eiffel, em que representantes da comunidade LGBTQ+ local armaram uma festa com desfiles de moda e muita dança, numa celebração fashion de Paris e das fortíssimas noite gay e house music francesas. A discotecagem ficou a cargo da DJ Barbara Butch, ícone LGBTQ+ de Paris, que tocou vários hits da cena eletrônica nacional, de Stardust e Justice a David Guetta, ao lado de integrantes do reality "Drag Race France".
O momento hollywoodiano ficou por conta da inclusão de um curta animado com os Minions, que teriam roubado a Mona Lisa do Museu do Louvre. A tênue relação do marketing dos estúdios Universal com o evento foi justificada pelo fato de Pierre Coffin, o criador, dublador e diretor dos filmes "Meu Malvado Favorito/Minons", ser francês. Nouvelle Vague? Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris nem lembraram.
Após cavalgada de Joana D'Arc pelo Sena, discursos e desfile de atletas lendários, de Zinedine Zidane a Nadia Comaneci, Celine Dion foi responsável pelo encerramento do evento. A cantora canadense apareceu entoando o clássico "Hymne à l'Amour", de Edith Piaf, no alto da Torre Eiffel. Foi sua primeira apresentação em quatro anos, desde que recebeu o diagnóstico de Síndrome da Pessoa Rígida, que reduz seus movimentos e afeta suas cordas vocais. A interpretação mostrou que ela não perdeu nem um pouco da força de sua voz.
Confira alguns dos pontos altos da abertura dos Jogos de Paris.
Ela é mesmo RIDÍCULA, né, @everaldomarques? 😍 Lady Gaga simplesmente na abertura dos Jogos Olímpicos! Isso é #Paris2024! #OlimpíadasNoGe pic.twitter.com/lSsis4pl8F
— ge (@geglobo) July 26, 2024
Incroyable performance d'Aya Nakamura sur ses plus grands tubes, accompagnée de la Garde Républicaine ! 🔥
👉 https://t.co/qsB1Tdiqg5#ceremoniedouverture #paris2024 pic.twitter.com/k24WdjseKW
— France tv (@FranceTV) July 26, 2024
Presentación de Gojira en los Juegos Olímpicos Paris 2024 pic.twitter.com/hLHqLqKUfG
— Summa Inferno (@summainferno) July 26, 2024
PERDEU? Reveja animação dos Minions na abertura das Olimpíadas Paris 2024
Pierre Coffin, francês, é o criador e principal dublador dos personagens#OlympicGames #CerimoniaDeAbertura #Paris2024 pic.twitter.com/6rvJr2QR26
— Romulo Dias 🇧🇷 (@RomuloBDias) July 26, 2024
💅 French fashion in the spotlight, with a fashion show accompanied by a DJ set by Barbara Butch.#Olympics #OpeningCeremony #ParisOlympics2024 #Paris2024 pic.twitter.com/Jab1seSN4E
— Re (@Crafteese) July 26, 2024
WOW Céline Dion just performed for the first time in four years on the Eiffel Tower for the #Olympics #OpeningCeremony and absolutely crushed it….I'm totally not crying, you're crying 🥹 that was awesome pic.twitter.com/TYLefG0ReY
— Wu Tang is for the Children (@WUTangKids) July 26, 2024