Lincoln Olivetti, produtor e arranjador, morre aos 60 no RJ
Olivetti ficou conhecido por grandes sucessos de Tim Maia, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa
Na última terça-feira (13), o produtor e arranjador carioca Lincoln Olivetti morreu aos 60 anos no Rio de Janeiro, vítima de um infarto. Considerado um dos grandes ícones por trás de álbuns de artistas como Tim Maia, Rita Lee, Caetano Veloso e Jorge Ben Jor, Olivetti ficou conhecido como uma espécie de "mago da MPB".
Durante a década de 1980, Lincoln ajudou música brasileira a ganhar um novo frescor, graças à incorporação de ritmos como a disco music e outros gêneros da black music, como o funk. Mesmo em meio a críticas - que apontavam a semelhança entre os trabalhos produzidos por Lincoln -, o produtor emplacou hits notáveis como Acenda O Farol e Você e Eu, Eu e Você, de Tim Maia, e Palco, de Gilberto Gil.
Seu único trabalho autoral em estúdio é foi feito em parceria com o músico Robson Jorge, falecido em 1996, aos 39 anos. A dupla havia se conhecido nos anos 1970 e se tornou inseparável, até a reclusão de Jorge por conta do alcoolismo.
Na década de 1990, outros artistas se juntaram ao rol dos que tiveram seus trabalhos assinados pelo produtor, como Lulu Santos e Marisa Monte
Pelas redes sociais, artistas lamentaram a morte de Olivetti:
Hoje um grande planeta morreu... Meu querido ídolo Lincoln Olivetti.
— Marcelo Jeneci (@marcelojeneci) 14 janeiro 2015
R.I.P. Lincoln Olivetti. Nosso Mago Particular. Coração pesado. Irreparável perda
— Lulu Santos (@TocaLulu) 14 janeiro 2015
Grande maestro Lincoln Olivetti,descanse em paz!
— Rappin' Hood (@rappinhood) 14 janeiro 2015
então parece que é… que o mestre lincoln olivetti descanse em paz, depois de tanto, tanto que ele nos deu. gênio gênio gênio…
— Maria Rita (@MROFICIAL) 14 janeiro 2015
Hj a Música Brasileira perdeu um grande artista, um arranjador-autor, chamado Lincon Olivetti.
— Zélia Duncan (@zdoficial) 14 janeiro 2015