Lisa do BLACKPINK: a artista que aprendeu quatro idiomas para se adaptar
Cantora aprendeu novas línguas para sobreviver na Coreia e expandir a carreira
Lisa, integrante do famoso grupo de K-pop BLACKPINK, recentemente compartilhou em entrevista para a Vanity Fair que aprendeu quatro idiomas para "sobreviver" e alcançar suas aspirações de carreira.
A rapper tailandesa, cujo nome completo é Lalisa Manobal, revelou que, além de sua língua nativa, tailandês, também se dedica a falar inglês, coreano, japonês e chinês. Segundo Lisa, a necessidade de comunicação e adaptação foi fundamental ao entrar no mundo da música e na indústria do entretenimento sul-coreana.
Ao longo da entrevista, Lisa descreveu que a adaptação linguística foi um processo essencial, mas que não veio naturalmente para ela. Embora esteja sempre disposta a aprender, ela afirmou que não se considera particularmente talentosa em idiomas.
No entanto, a estrela de 27 anos destacou que o aprendizado de línguas foi motivado por uma necessidade de sobrevivência e integração. Ao se mudar para a Coreia do Sul, Lisa precisou aprender coreano para se comunicar no país e também para prosperar em sua carreira.
Ela explicou que o aprendizado não era apenas sobre entender o idioma, mas também uma forma de vivenciar a cultura coreana. "Eu precisava aprender o coreano para viver, e essa foi minha motivação principal", disse Lisa.
Além disso, ela mencionou que sua paixão por assistir dramas coreanos ajudou bastante em seu aprendizado. "Os K-dramas me ajudavam a relaxar e absorver o idioma de forma descontraída", contou.
Lisa: Experiências no país natal e novos projetos
Recentemente, Lisa voltou à sua terra natal, a Tailândia, para participar das gravações da série da HBO *The White Lotus*, onde interpreta a personagem Thidapon Sornsin. Essa experiência foi especial para a cantora, pois ela passou um tempo significativo em sua terra natal, algo que raramente faz desde que iniciou sua carreira no BLACKPINK.
"Estar de volta na Tailândia foi incrível. Eu senti como se estivesse em casa, e isso me deu muita energia para os projetos futuros", contou ela à Vanity Fair.
A artista ainda acrescentou que sua conexão com a Tailândia é forte, e a oportunidade de atuar em uma série internacional, representando uma personagem de seu país, tornou-se um marco importante para ela.
O projeto também é uma oportunidade de expandir sua presença global além da música, uma decisão estratégica para alguém que, desde jovem, buscou se adaptar e crescer em diferentes contextos culturais
Djenifer Henz - Supervisionada por Marcelo de Assis