PUBLICIDADE

"Louca pelo Brasil", Stacey Kent fala de sua relação com o país

11 out 2012 - 13h26
Compartilhar

Mariana Ghorayeb

"Louca pelo Brasil", como ela mesma disse durante a entrevista, Stacey Kent não é apenas fã da música brasileira, mas sim uma conhecedora da nossa cultura. Falando em português quase perfeito, a cantora norte-americana vive atualmente em Londres e foi de lá que conversou com o Terra, por telefone, sobre o amor pelo País e os shows que fará em novembro em quatro capitais.

"Meu interesse pela cultura brasileira começou muito antes da minha carreira, quando eu tinha uns 14 anos. É incrível como às vezes lembramos de uma coisa perfeitamente, e essa é uma delas. Estava na casa de uns amigos para escutar discos e um deles colocou João Gilberto. Na hora eu falei 'o que é isso?'", lembrou ela. "Foi um dia importantíssimo na minha vida".

A empolgação é tanta que Stacey falou sobre o assunto por cerca de 10 minutos, sem perder o entusiasmo. "Depois eu quis descobrir mais e mais discos. Veio Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Edu Lobo, Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Roberto Menescal, Carlos Lira...", enumerou.

A cantora disse ainda que se lembra de quando assistiu Orfeu Negro. "Nessa época eu não falava nenhuma palavra em português, mas a gente brincava, imitava o que os atores falavam, mesmo sem entender", contou aos risos. Atualmente Stacey tem aulas de português com professores de diversos Estados brasileiros. "Eles compartilham comigo as músicas. Há três anos eu descobri Marisa Monte, Paulinho da Viola, Cartola, Pixinguinha. É uma maneira ótima de aprender a língua fora da aula", explicou.

Stacey Kent fez questão de lembrar sua última passagem pelo Brasil, no ano passado. Ela foi convidada para cantar na comemoração dos 80 anos do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. "Cantei com o Marcos Valle. Foi um sonho estar aí e cantando com meus heróis. De repente eu estava lá, com essas pessoas que são parte da minha história".

Shows no Brasil
A jazzista se prepara para voltar ao Brasil para quatro apresentações em novembro, que passarão por Rio de Janeiro (dia 27), São Paulo (dia 28), Curitiba (dia 29) e Belo Horizonte (dia 30). Além de tocar no país pelo qual é "apaixonada", Stacey traz seu último disco, Dreamer in Concert, o primeiro ao vivo de sua carreira.

"Nunca pensei em fazer ao vivo, achava que podia ficar preocupada e pensando demais no palco. Não queria isso, porque gosto de me perder na poesia, nas letras e com os músicos. Achei que pensaria demais, mas quando entrei no palco não pensei em nada. Foi exatamente como eu queria, com a energia e o amor das pessoas muito fortes. Foi cheio de magia, então, com certeza, vou fazer de novo", garantiu.

O disco ainda ganhará, no mesmo mês de sua passagem pelo País, uma versão estendida. "O relacionamento com minha gravadora no Brasil é bom e estávamos discutindo essa ideia. Um dia perguntaram quais canções eu gostaria de lançar. Vai ser só no Brasil, não em outro território. Gosto quando as coisas acontecem assim", explicou.

Sem mistérios, ela contou o que os brasileiros podem esperar de suas apresentações por aqui. "Vamos tocar músicas que estão no novo disco e outras que são parte do meu repertório já. Isso é uma delícia, porque vamos incluir algumas músicas que as pessoas me pediram no Facebook. Eles dizem: 'você vai tocar no Brasil, então tem que cantar isso para mim'", contou ela, bem-humorada. "Então tenho uma lista e eu vou escolher algumas canções dela", completou.

Antes de terminar a conversa, Stacey Kent falou novamente de sua ligação com o Brasil. "Estou viajando o ano todo, durante muito tempo. Vamos visitar mais de 20 países em uma longa turnê. Não é só minha profissão que me faz ir ao Brasil, é também uma coisa pessoal. Eu não sei explicar o porquê, mas compartilho uma sensibilidade com o país. É assim", resumiu.

Stacey Kent falou do amor ao Brasil e dos shows que fará no País em novembro
Stacey Kent falou do amor ao Brasil e dos shows que fará no País em novembro
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra