Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lucia Bortolozzo valoriza a presença feminina no agro: 'Cada vez mais unidas'

Em entrevista à Revista CARAS, a produtora rural Lucia Helena Bortolozzo revela que seu começo de vida no campo, no interior do Piauí, foi repleto de desafios

17 jan 2025 - 09h19
Compartilhar
Exibir comentários
Lucia Helena Bortolozzo se consolidou como uma das principais vozes femininas do agronegócio
Lucia Helena Bortolozzo se consolidou como uma das principais vozes femininas do agronegócio
Foto: Divulgação / Caras Brasil

Com trajetória marcada pela determinação, Lucia Helena Bortolozzo (59) se consolidou como uma das principais vozes femininas do agronegócio. Casada com o agrônomo e produtor rural Amilton Bortolozzo (59) e mãe de Gabriela (30) e Alexandre (27), ela revela que seu começo de vida no campo, no interior do Piauí, foi repleto de desafios.

Ex-atleta de vôlei e pedagoga, ela deixou a rotina em Araraquara, no interior do estado de São Paulo, para buscar novas oportunidades em Uruçuí, no sul do Piauí. A mudança foi o ponto de partida para a fundação da Central Agrícola Nova Era Ltda., a CANEL, uma empresa familiar voltada para a produção, industrialização e comercialização de grãos como soja, milho, algodão e eucalipto, sempre com foco em sustentabilidade, ética e desenvolvimento regional.

"Eu sempre fui urbana, não tinha nada a ver com agro. Meu sogro almejava e procurava novas fronteiras, novas terras, em uma época em que o Brasil já estava crescendo. Infelizmente, ele faleceu em um acidente aéreo e os filhos ficaram responsáveis. Meu noivo, na época, foi conhecer e ficou encantado com a região. Casei dia 6 de março de 1992. Três dias depois, eu estava no Piauí pela primeira vez", relembra a produtora rural. 

À frente do departamento pessoal e responsabilidade social da empresa, Lucia ainda é coordenadora do Comitê das Mulheres da Rural, vice-presidente da Comissão das Mulheres do Agro do estado do Piauí e também integra o comitê editorial do programa A Protagonista, do Canal Rural, onde contribui para dar visibilidade às mulheres do campo.

"O agro gera muitas oportunidades para as mulheres. E essas oportunidades são importantes também para o avanço pessoal de cada uma. Precisamos entrar em setores como o agro e dar nossa contribuição. Assim, as outras que virão não terão dificuldades", avalia a empresária. 

Guiada pela convicção de que "Juntas somos mais fortes, pois nada fazemos sozinhas", Lucia continua inspirando mulheres a ocuparem espaços de protagonismo e liderança, mostrando que o agronegócio brasileiro é feito com coragem, inovação e propósito. "É importante termos esse fortalecimento em grupos como o Comitê, assim, nós, mulheres, estaremos cada vez mais unidas", fala ela, dando exemplo de empoderamento.  

Lucia Helena Bortolozzo se consolidou como uma das principais vozes femininas do agronegócio
Lucia Helena Bortolozzo (59) se consolidou como uma das principais vozes femininas do agronegócio
Lucia Helena Bortolozzo se consolidou como uma das principais vozes femininas do agronegócio
Caras Brasil Caras Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade