Lvcas (Inutilismo) promete show caótico em estreia de turnê em SP: "põe esse celular no bolso"
Promovendo álbum de metal com experimentos eletrônicos pontuais, músico realiza nesta quinta (23) apresentação com ingressos esgotados na Audio
Está prestes a começar a primeira turnê autoral de Lvcas, músico conhecido também por seu trabalho como Lucas Inutilismo na criação de conteúdo digital. Promovendo o álbum Humanamente (2024), o cantor e multi-instrumentista se apresenta na Audio, casa de shows em São Paulo, às 21h desta quinta-feira (23). Os ingressos estão esgotados.
Acompanhado de Isadora Sartor na guitarra, Marcelo Braga (também produtor de Humanamente) no baixo, Gabriel Bruce na bateria e o DJ Ronan Tárrega, Lvcas preparou uma performance que consiste, basicamente, na execução integral de seu disco — ainda que não necessariamente na mesma ordem de faixas ou padrão gravado em estúdio. Em entrevista à Rolling Stone Brasil (com íntegra em vídeo a ser publicada em breve), o músico admite estar com expectativa alta para apresentar ao público seu novo espetáculo.
"É algo diferente do que eu vinha fazendo antes, na minha outra experiência [a turnê de releituras Minha Playlist de Funk], que foi basicamente a minha única com turnê e com shows grandes. Agora é totalmente diferente, tanto em estrutura, como de conteúdo e proposta."
Em termos estilísticos, Humanamente traz como principal inspiração um metal alternativo inclinado ao metalcore, mas há pitadas de trap, hip hop, pop, hardcore e djent. No campo lírico, as canções refletem sobre dilemas próprios do ser humano, em especial no campo dos sentimentos. Lvcas acredita ter encontrado um bom equilíbrio nos temas pessoais, mas que geram identificação o bastante para que o material não soe tão introspectivo e funcione ao vivo.
"Gosto muito de show, seja de ir ou de fazer. É uma descarga de inspiração muito forte, capaz de mudar a vida de alguém. Ainda sou muito embrionário como compositor, mas tentei buscar um equilíbrio em cada música: que funcione ao vivo e também seja mais pessoal. São temas pessoais, mas relacionáveis. Acho que é assim que se cativa as pessoas, pois gera identificação."
Por outro lado, o artista promete momentos caóticos durante sua apresentação. A ponto de não ser uma boa ideia pegar o celular para filmar.
"Quero deixar a galera preocupada com a integridade do celular na primeira música, tipo: 'mano, põe essa p#rra no bolso e fecha o zíper, porque senão alguém vai voltar pra casa mais feliz e a outra pessoa mais triste'."
Ver essa foto no Instagram
Ao montar sua banda de apoio — que, exceção feita à coprodução de Braga, não participa do disco —, Lvcas procurou integrantes multifacetados. Bruce, por exemplo, é baterista de jazz, mas também toca som pesado. Sartor, por sua vez, é produtora além de guitarrista e tem bastante experiência na montagem de show. Já mencionado, Braga não tem o baixo como seu instrumento principal, visto que é vocalista de outra banda, Odeon, mas tem conhecimento do repertório e, claro, consegue tocar. Por fim, Ronan funciona quase como um elemento surpresa, visto que a presença de DJs no metal só é mais comum em subgêneros mais específicos como o nu metal. O líder do projeto comenta:
"Precisávamos de um cara que fizesse scratch, pois nas minhas músicas dá para brincar muito com elementos eletrônicos, mas não achávamos. Fui fazer um trabalho com uma empresa e o produtor falou: 'olha esse cara aqui'. Então encontramos um cara [Ronan] que é campeão mundial de scratch [vencedor do Kardo Award 2023]. No convite, disse: 'sei que isso vai soar meio doido, mas aqui está um projeto, quer?'. Ele falou: 'bora'."
Além de São Paulo, Porto Alegre receberá o músico para apresentação no dia 29 de março. Será no Bar Opinião, e ingressos já estão à venda no site Sympla. Outros shows devem ser anunciados para o ano. Acompanhe o perfil @lvcasmusic no Instagram para novidades.
Em breve, a entrevista completa com Lvcas será publicada no canal da Rolling Stone Brasil no YouTube.
+++ LEIA MAIS: O lado humano — e pesado — de Lucas Inutilismo em seu 1º álbum [ENTREVISTA]
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram