Maestro João Carlos Martins revisita clássicos do rock em São Paulo
Um dos mais importantes representantes da música de todos os tempos - compositor de mais de 100 obras com destaque para suas 9 sinfonias, 32 sonatas e 5 concertos para piano, inúmeras peças de câmara, obras religiosas e uma ópera -, Ludwig van Beethoven tinha um estilo fora dos padrões da época, tanto em sua obra como em atitude. Características como seus cabelos revoltos e figurinos extravagantes para a época fizeram com que seja considerado o mais rock'n roll dos compositores clássicos.
O maestro João Carlos Martins se inspirou em sua história e obra para a realização do concerto Clássicos do Rock, que acontece em 14 de agosto no Teatro Bradesco, em São Paulo, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP abrem a noite com o segundo movimento da Sinfonia para piano nº 5, mais conhecido como Concerto do Imperador, o último concerto para piano de Beethoven, e A Sinfonia nº 5, uma das peças mais conhecidas do repertório da Música Erudita Europeia, em seu primeiro movimento, Allegro com brio.
Cazuza abre alas para outros sucessos do rock nacional revisitados em arranjos sinfônicos com duas de suas canções mais populares: Pro Dia Nascer Feliz, dos tempos do Barão Vermelho, e Codinome Beija-Flor, de Exagerado, de seu primeiro álbum solo.
Maluco Beleza, faixa do álbum O Dia em que a Terra Parou, de 1977 do pai do rock nacional, Raul Seixas, e Tempo Perdido (1986), de Renato Russo, a canção mais executada da banda Legião Urbana, não poderiam ficar fora do repertório, assim como Malandragem, de Bezerra da Silva, lendário sambista que foi gravado por grandes nomes do rock nacional.
Rita Lee, a rainha do rock nacional, que nos deixou recentemente, será homenageada com a versão sinfônica de um de seus maiores hits, Lança Perfume, de 1980.
Completando o repertório nacional, Meu Erro, dos Paralamas, Tempos Modernos, de Lulu Santos, a versão dos Titãs para É Preciso Saber Viver, dos amigos Roberto Carlos e Erasmo Carlos, É Uma Partida de Futebol, da banda mineira Skank.
November Rain, uma das 15 músicas que o Guns N' Roses mais tocou ao vivo, e Bridge Over Troubled Water, faixa que dá nome ao quinto e último álbum de estúdio da dupla de folk rock americana Simon & Garfunkel, estão entre os grandes clássicos internacionais do rock presentes no setlist da noite.
Rolling Stones e The Beatles, que disputam o título de melhor banda de rock da história, serão representadas por dois dos maiores hits de todos os tempos, Satisfaction e Yesterday, respectivamente, e as versões da Bachiana Filarmônica SESI-SP para três canções inesquecíveis, Love of my Life e We Are the Champions, do Queen e How Can I Go On? de seu líder Freddie Mercury com Montserrat Caballé, fecham o concerto.
Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônia SESI-SP apresentam 'Clássicos do Rock'
14/08 (segunda-feira), às 21h
Teatro Bradesco
End.: Rua Palestra Itália, nº 500 - Loja 263 - 3° Piso
Duração: aprox. 80 min.
Classificação indicativa: Livre - Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis e crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.
Ingressos: a partir de R$ 17,50
Pela internet: https://bit.ly/3OvXOzR
Pontos de venda sem taxa de serviço:
Bilheteria do Teatro Bradesco
Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo das 12h às 15h e das 16h às 20h. Em dias de evento o funcionamento será a
partir das 12h até o final do evento.