Metallica doa US$ 100 mil para auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
A banda americana se mobilizou em apoio ao estado gaúcho, anunciando uma doação significativa para ajudar as vítimas das enchentes que devastaram a região
Em uma ação de solidariedade, a banda Metallica anunciou uma contribuição de US$ 100 mil para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, através de suas redes sociais. A doação será realizada em parceria com a Direct Relief, uma organização humanitária, e visa mitigar os efeitos da catástrofe que afetou cerca de dois milhões de pessoas.
Detalhes da catástrofe
Um comunicado divulgado pela banda descreve a gravidade da situação: "Enfrentando as piores enchentes da história recente, o Rio Grande do Sul precisa urgentemente de apoio e ajuda".
O texto tenta dar números à situação, mas eles já foram ultrapassados por novas estatísticas aterradoras. Segundo dados da Defesa Civil, divulgados na manhã deste sábado (11/5), o Rio Grande do Sul tem quase dois milhões de afetados pelos temporais que atingiram o estado nos últimos dias, com 136 mortes confirmadas até agora, mas ainda há 141 desaparecidos. Dos 497 municípios gaúchos, 444 sofreram alguma consequência dos temporais. Ao menos, 340 mil pessoas ficaram desalojadas e 71 mil estão em abrigos.
Em compensação, 74 mil pessoas e 10 mil animais foram resgatadas. A Defesa Civil ainda divulgou que o efetivo que trabalha na tragédia é de 27,5 mil pessoas, com 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.
Mobilização da comunidade
A banda Metallica, conhecida por suas iniciativas filantrópicas através da fundação All Within My Hands, também fez um apelo aos seus fãs para que contribuam. "A organização humanitária sem fins lucrativos está em coordenação com a Organização Pan-Americana da Saúde para prestar a ajuda extremamente necessária", informou o grupo, incentivando seus seguidores a se envolverem na causa.