Morre aos 67 anos John Wetton, líder da banda Asia
O cantor, baixista e guitarrista britânico John Wetton, da banda Asia, morreu de câncer no cólon nesta terça-feira, aos 67 anos, conforme anunciou o grupo sobre o integrante e fundador.
Wetton, que também fez parte de Uriah Heep e Roxy Music antes de liderar Asia a partir de 1981, morreu após uma "longa e valente batalha contra o câncer", segundo um comunicado do grupo.
O cantor britânico iniciou a carreira musical em bandas de rock progressivo como Family, Renaissance e Mogul Thrash, até que em 1972 foi convidado a fazer parte da King Crimson como substituto de Greg Lake. Três anos depois, por causa da separação da banda, Wetton se uniu a Bryan Ferry na Roxy Music.
Nos anos 80, se juntou a Steve Howe, Geoff Downes e Carl Palmer para formar Asia, banda que em seu álbum de estreia vendeu mais de dez milhões de cópias.
"Com a morte do meu bom amigo e colaborador musical John Wetton, o mundo perde outro gigante musical. John foi uma grande pessoa que criou algumas das melodias e letras mais gravadas na música popular", disse Carl Palmer.
"Como músico, era inovador e atrevido, com uma voz que levou Asia ao mais alto das paradas de sucesso de todo o mundo. A valente batalha contra o câncer foi uma grande inspiração. Sentirei saudades de seu talento, seu seso de humor e seu sorriso contagiante", afirmou o baterista.