Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre David Lynch, icônico diretor de Twin Peaks e Eraserhead, aos 78 anos

Com uma carreira celebrada, Lynch se destacou no cinema com um estilo único e enigmático e se tornou um dos principais nomes da geração

16 jan 2025 - 15h56
Compartilhar
Exibir comentários
None
None
Foto: David Lynch ( Vittorio Zunino Celotto/Getty Images) / Rolling Stone Brasil

Icônico diretor de Hollywood, responsável por produções como Twin Peaks, Cidade dos Sonhos (2001), Eraserhead (1977), Duna (1984), Veludo Azul (1986) e O Homem Elefante (1980), David Lynch morreu aos 78 anos. Quem confirmou a notícia foi a família do artista, em publicação feita no Facebook. Ele deixa duas filhas, dois filhos e a esposa, Emily Stofle.

Conhecido pelos filmes e séries sombrios e surrealistas, Lynch havia sido diagnosticado com enfisema por fumar por toda uma vida - tanto que ele não conseguia mais sair de casa para dirigir. "Há um grande buraco no mundo agora que ele não está mais entre nós. Mas, como ele diria: 'Fique de olho na rosquinha e não no buraco,'" lamentaram os parentes.

David Lynch começou a carreira como pintor e criador de curtas-metragens de animação e live-action. Logo no primeiro filme, Eraserhead, chamou atenção pelo estilo exagerado e intransigente. Não demorou muito para ser destaque nas premiações: com O Homem Elefante, recebeu oito indicações no Oscar, como em Melhor Diretor.

Na televisão, ele também deixou uma grande marca. Com Twin Peaks, iniciada em 1990, contou a história (criada ao lado de Mark Frost) da investigação do misterioso assassinato de uma estudante do ensino médio. Apesar do sucesso inicial, a segunda temporada não registrou boa audiência, mas a franquia ganhou um filme, intitulado Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer, em 1992. Já a terceira temporada veio cerca de 25 anos depois e continuou de onde o segundo ano terminou.

No livro de entrevistas Lynch on Lynch, de 2005, o icônico cineasta falou sobre o núcleo enigmático do trabalho com o autor Chris Rodley e como não conseguia definir o significado do próprio trabalho para os espectadores.

"Bem, imagine se você encontrasse um livro de enigmas e pudesse começar a desvendá-los, mas eles eram realmente complicados," afirmou. "Os mistérios se tornariam aparentes e emocionariam você. Todos nós encontramos este livro de enigmas e é exatamente isso que está acontecendo. E você pode descobri-los. O problema é que você descobre isso dentro de si e, mesmo que contasse a alguém, essa pessoa não acreditaria em você ou entenderia da mesma maneira que você."

+++LEIA MAIS: David Lynch incentiva que fumantes abandonem o cigarro: "Preço alto a pagar"

+++LEIA MAIS: David Lynch diz que está muito doente para dirigir filmes pessoalmente devido ao enfisema

+++LEIA MAIS: Duna: Por que David Lynch não gosta da adaptação que dirigiu em 1984?

+++LEIA MAIS: David Lynch anuncia novo álbum ao lado de Chrystabell, atriz de 'Twin Peaks'

+++LEIA MAIS: Por que Veludo Azul fez Laura Dern ser expulsa de faculdade?

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade