MTV EMA 2024: Conheça os DJs indicados
O MTV EMA (European Music Awards), principal premiação da MTV na Europa, ocorrerá neste próximo domingo (10). O evento decidirá, através de voto popular, os artistas mais aclamados no continente. Esse ano, seis nomes competirão na categoria "Melhor Artista Eletrônico" para decidir quem é o DJ mais amado da Europa.
Esse ano, a lista de melhores artistas da EDM está preenchida por veteranos da indústria, contando com nomes de peso que ajudaram a moldar a indústria a ser o que ela é hoje. Como o vencedor da premiação será totalmente decidido pelo público, é essencial saber quem são os nomes por trás de cada nomeação.
Quem são os indicados para o prêmio de Melhor Artista Eletrônico do MTV EMA
David Guetta é uma figura lendária para círculos de EDM, e poucos não conhecerão o astro. Hoje, o francês é reconhecido com um dos maiores DJs do planeta, sendo até mesmo citado como o pai da EDM. Mas Guetta já tocava nos clubes de Paris des dos anos 1990, onde o jovem incentivou a cena local ao ponto dela se tornar uma das principais da Europa.
Ao longo dos anos, Guetta ganhou prestígio não só de seus fãs, mas também de seus pares, sendo indicado a 10 grammys, dos quais ganhou dois, e ganhando o prêmio de melhor artista eletrônico em 5 edições diferentes do MTV EMA.
Swedish House Mafia é o supergrupo de musica house formada pelos DJs e produtores Axwell, Steve Angello e Sebastian Ingrosso. O grupo teve suas origens no começo dos anos 2000, ganhando lentamente popularidade pelos meios underground da música eletrônica. Até que, em 2008, o grupo entrou no mainstream depois de se apresentar nos palcos do Cream Amnesia, em Ibiza.
Dois anos depois, em 2010, os DJs se viram mais uma vez sob a luz dos holofotes após lançarem o single "One (Your Name)". O single se tornou sucesso em toda a Europa, entrando nas top 10 paradas de diversos países, mais tarde até ganhando uma versão com a participação especial de Pharrell Williams.
O grupo anunciou que estaria realizando uma turnê de adeus durante o ano de 2012, e em 2014, após o lançamento do álbum da turnê, a colaboração foi formalmente finalizada. Porém, em 2018, durante o fechamento do Ultra Music Festival Miami, o grupo realizou uma apresentação surpresa e anunciaram que estariam voltando a ativa.
Fred Again.. é um nome que ganhou muita popularidade nestes últimos 5 anos, porém Fred Gibson, nome real do DJ, já é um veterano da indústria com anos de experiência. Apesar de só recentemente lançar o seu trabalho solo, Fred já está desde 2014 trabalhando no mercado musical como um produtor. Sua primeira colaboração foi na trilogia de álbuns de Brian Eno, com quem desenvolveu uma relação de aprendiz e mentor.
Desde então o músico trabalhou junto de grandes artistas, como com Charli XCX na produção do single "After the Afterparty", e com Ed Sheeran, na produção de seu álbum "No. 6 Collaborations". Os seus esforços como produtor o renderam diversas nomeações ao longo dos anos e, em 2020, ele ganhou o prêmio de produtor do ano no Brit Awards.
Em 2019 Fred começou sua carreira musical solo, lançando o single"Kyle (I Found You)". Desde então, somente nesses últimos cinco anos, o artista já lançou três álbuns, ganhou dois grammys e se tornou uma sensação mundial.
DJ Snake é, atualmente, um dos maiores proponentes da música trap eletrônica. Ele teve grande destaque no começo de sua carreira quando, em 2011, produziu o álbum "Born this Way" de Lady Gaga. Mais tarde, o produtor se tornou notório quando lançou o single "Turn Down For What" junto de Lil Jon. A música rapidamente se tornou uma sensação na internet, sendo considerada a maior colaboração de música trap eletrônica já feita.
Os irmãos Guy e Howard Lawrence formar a dupla Disclosure. O duo, que começou a produzir música em 2010, é notório por seguir uma linha nada convencional em suas músicas. Quando os irmão começaram a produzir, eles rapidamente perceberam a saturação do mercado de EDM. Então, pegando seu repertório musical ganhado através da vivência com seus pais músicos, a dupla começou a misturar gêneros a música eletrônica, como o pop, ritmo mais usado em suas produções, o soul, o disco e o funk dos anos 1990.
Fechando a lista de nominados do MTV EMA, Calvin Harris é um dos artistas mais populares da música eletrônica, e se destaca pelo seu sucesso astronômico. O músico começou sua carreira de forma humilde, lançando suas músicas independentemente pela internet. Porém, em pouco tempo o talento de Harris foi notado, e o escocês assinou com uma gravadora. Desde então, a ascensão de Harris foi explosiva.
Hoje, Calvin tem inúmeros feitos do qual pode falar. O artista, de acordo com a Forbes, é o artista mais bem pago da indústria. Além disso, o músico quebrou o recorde de maior quantidade de singles de apenas um álbum que se tornaram paradas no Reino Unido, que antes pertencia a Michael Jackson.
O que você precisa saber sobre o MTV EMA 2024
Depois do cancelamento da edição de 2023, o MTV EMA finalmente está de volta. Esse ano, o evento será realizado na cidade de Manchester, assim voltando para o Reino Unido depois de 7 anos des de sua última estadia, em 2017.
2024 marca o aniversário de 20 anos do MTV EMA, logo é esperado que uma comemoração gigantesca ocorra. Até agora, a organização do evento já confirmou os shows de Shawn Mendes, Raya, The Warning, Benson Boone e Teddy Swings para o evento
A cantora e atriz Rira Ora voltara para ser a host dessa edição do MTV EMA, após já ter comandado o show em 2017 e em 2022. Além dela, os atores Aaron Taylor-Johnson, Jodie Turner-Smith e Lucien Laviscount, assim como o vocalista da banda Bush, Gavin Rossdale, também apresentarão prêmios.
O MTV EMA será realizado no dia 10 de Novembro, e será transmitido mundialmente para todos os canais da MTV. Além disso, fãs ao redor do mundo poderão votar para os artistas favoritos de suas regiões. No Brasil, o MTV EMA indicou Jão, Mattuê, Luiza Sonza, Pedro Sampaio e Pabllo Vittar para a premiação.
Interessados em votar no MTV EMA podem realiza-la através do site https://www.mtvema.com/pt-br.