Música clássica: Sabine Devieilhe e Alexandre Tharaud lançam "Chanson D'Amour"
Dois dos mais importantes nomes franceses da música clássica atual, a soprano Sabine Devieilhe e o pianista Alexandre Tharaud montaram um programa equilibrado contemplando os autores Fauré, Debussy, Ravel e Poulenc. Trata-se de Chanson D'Amour, o álbum que revisita os longínquos anos entre 1870 e 1940 e apresenta as canções Après un rêve de Fauré e a valsa nostálgica de Poulenc intitulada Les Chemins de l'amour. O disco já está nas plataformas digitais pela Warner Classics, via Erato e Parlophone Records.
"O título do álbum é tirado de uma música de Fauré, 'Chanson d'amour'", explica Alexandre Tharaud. "Essa escolha evoca o amor, mas nosso programa também inclui canções inspiradas no folclore [as encantadoras 'Cinq Chansons populaires grecques' de Ravel], guerra [a sem esperança, mas delicada 'C' de Poulenc'] e morte ['Les Berceaux' de Fauré e 'Ballade de la reine morte d'aimer' de Ravel]. Sabine e eu escolhemos um repertório amplo. Começamos com os dois ciclos de canções - canções gregas de Ravel e os poemas de Paul Verlaine musicados por Debussy, 'Ariettes oubliées' - e estes se tornaram os pilares do nosso programa. Em seguida, escolhemos canções individuais, visando a diversidade e a surpresa ocasional".
"Debussy e Ravel eram obrigatórios para mim", diz Sabine Devieilhe. "Eles simplesmente tinham que ser incluídos em nosso programa. Fauré, como pai espiritual de ambos, foi uma escolha natural e Poulenc acrescentou um tom mais apimentado e instigante. Conseguimos conceber o programa como um recital, levando o ouvinte a um lugar novo".
Ouça o álbum Chanson D'Amour: