Musical de "Coraline" é cancelado após denúncias de abuso sexual contra autor
Produtoras afirmaram que "seria impossível continuar com o espetáculo" em meio a acusações contra Neil Gaiman
Artigo publicado em 29 de janeiro de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, .
A produção musical Coraline, que estava programada para estrear no Reino Unido em abril, foi cancelada após alegações de agressão sexual contra o autor do romance, Neil Gaiman.
Em um comunicado conjunto publicado nesta quarta-feira (29 de janeiro), as produtoras Leeds Playhouse, Royal Lyceum Theatre Edinburgh, Birmingham Rep e Home Manchester declararam:
Decidimos que nossa produção de Coraline - Um Musical não prosseguirá. Após cuidadosa consideração, sentimos que seria impossível continuar no contexto das alegações contra seu autor original."
A produção informou que o público que já havia comprado ingressos foi contatado por email. O show estava programado para acontecer de 11 de abril a 11 de maio antes de seguir para Edimburgo, Birmingham e Manchester.
Coraline
O conto macabro de Gaiman sobre uma corajosa menina de 11 anos que atravessa um portal mágico e conhece uma versão assustadora e com olhos de botões de seus pais foi publicado em 2002 e ganhou vários prêmios, incluindo o Prêmio Bram Stoker daquele ano de Melhor Trabalho para Jovens Leitores e os prêmios Hugo e Nebula de Melhor Novela em 2003.
A história ganhou enorme popularidade após um filme de animação em stop-motion de Henry Selick, e mais tarde foi adaptada como um musical pelo dramaturgo Zinnie Harris e pelo compositor Louis Barabbas. O musical cancelado seria dirigido pelo diretor artístico do Leeds Playhouse, James Brining.
Acusações
Gaiman negou as alegações de agressão e abuso sexual feitas por várias mulheres e relatadas em uma matéria da revista New York no início deste mês. A publicação analisou textos e e-mails entre as mulheres e amigos, bem como mensagens enviadas entre Gaiman e as mulheres. A matéria incluiu um suposto comportamento abusivo de Gaiman que teria as forçado a realizar atos degradantes.
Após as denúncias, várias produções de cinema e televisão baseadas no trabalho de Gaiman foram suspensas. Na semana passada, a editora de quadrinhos Dark Horse anunciou que cancelou os planos de publicar a edição final de Anansi Boys, minissérie em quadrinhos inspirada no romance American Gods, de 2005.
+++LEIA MAIS: Ex-esposa de Neil Gaiman se pronuncia sobre acusações de abuso do autor