Na posse de Trump, Elon Musk faz suposto gesto nazista e discurso é comparado e The Office
Musk, que apoiou Trump na campanha presidencial, manifestou-se sobre a polêmica e a definiu como parte de uma 'campanha de truques sujos'
Durante posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos na última segunda, 20, Elon Musk fez um gesto atribuído ao nazismo e fascismo - além do discurso ser comparado a uma cena digna de The Office.
"Algumas eleições são importantes, outras não, mas esta realmente importou. E eu só quero agradecer por fazer isso acontecer. Obrigado," afirmou antes de colocar uma das mãos e então esticar o braço, reto e rígido com a palma para baixo. "Meu coração está com vocês."
Inclusive, a fala foi muito comparada a Dwight Schrute, personagem da série The Office interpretado por Rain Wilson. No episódio "Dwight's Speech," ele faz um discurso com base em falas de Benito Mussolini, ditador fascista italiano. Na posse de Trump, além do gesto similar ao que fascistas fazem, Musk deu pulos e saltos no ar.
Com a polêmica, comentada na internet e por veículos estrangeiros como CNN, Politico e PBS NewsHour, Musk foi questionado se teve intenção de realizar a saudação nazista. Organização dedicada a combater o antissemitismo, Anti-Defamation League afirmou que a atitude do empresário parecia ser "um gesto estranho, mas não uma saudação nazista."
Parece que [ Elon Musk] fez um gesto estranho em um momento de entusiasmo, não uma saudação nazista, mas, novamente, apreciamos que as pessoas estejam nervosas. Neste momento, todos os lados deveriam dar um ao outro um pouco de graça, talvez até o benefício da dúvida, e respirem fundo. Este é um novo começo. Esperemos pela cura e trabalhemos pela unidade nos próximos meses e anos.
This is a delicate moment. It's a new day and yet so many are on edge. Our politics are inflamed, and social media only adds to the anxiety.
It seems that @elonmusk made an awkward gesture in a moment of enthusiasm, not a Nazi salute, but again, we appreciate that people are on…
— ADL (@ADL) January 20, 2025
Com a viralização do momento, Elon Musk se pronunciar sobre o assunto: "A farsa da saudação é apenas mais uma parte da 'campanha de truques sujos.' Francamente, eles precisam de truques sujos melhores. O ataque 'todo mundo é Hitler' é muuuito cansativo."
Pessoa mais rica do mundo, Musk fez ampla campanha para Trump durante a disputa pela presidência dos EUA contra Joe Biden e, posteriormente, Kamala Harris. A doação teria sido de pelo menos US$ 250 milhões. Agora, o bilionário foi colocado como líder do Departamento de Eficiência Governamental.
+++LEIA MAIS: Marlon Wayans, de 'As Branquelas', critica Elon Musk por não aceitar filha trans
+++LEIA MAIS: Elton John chama Elon Musk de 'c*zão' ao receber prêmio
+++LEIA MAIS: Robert Downey Jr. sobre semelhanças entre Tony Stark e Elon Musk: 'Gostaria que ele controlasse o comportamento dele'
+++LEIA MAIS: Grimes sai em defesa de Olivia Rodrigo e manda indireta para Elon Musk; entenda
+++LEIA MAIS: Elon Musk quer 'tornar games grandes novamente' com estúdio de IA