Nina Fernandes segue nova fase e apresenta o single 'Água'
Água é o nome do mais novo single da cantora Nina Fernandes, que já está disponível em todas as plataformas digitais. O lançamento chega acompanhado de um videoclipe sensível, e, também, do single, Sussurro, formando um EP, que antecede o álbum, com estreia prevista para 06/09.
Os trabalhos dão conta da nova fase da artista no cenário musical, que tem mostrado uma veia pop latente, proporcionando uma liberdade ainda maior em suas criações, cujos ritmos explorados vão do eletrônico ao Hyper Pop, Cyber Pop e - por que não? - se arrisca até em um Funk Bossa. O novo projeto da artista será coroado com o show no palco Supernova, do Rock in Rio.
Para Nina, Água, segundo cartão de visitas do próximo álbum, é uma canção que tem muito a ver com o momento atual da carreira. "'Água' é a música mais folk deste disco e é também a música mais pessoal, mais íntima. Acho que não por acaso ela é uma música meio manifesto, porque para mim ela justifica não só 'Sussurro', mas também o projeto inteiro. De uma maneira geral esse movimento que eu tenho feito de mergulhar num gênero diferente do que eu fazia antes, é uma música que fala sobre ser menos chão, ser menos terra, aterrar menos, ser menos duro e ser mais fluido como a água, ser mais flexível, ser mais maleável", afirmou.
"E eu acho bonito que seja uma música que está neste disco por isso, porque esse é o movimento que eu tenho feito, de flexibilizar, de me abrir, de não dizer não para nada, de dizer sim para todas as misturas. A mistura do rapper pop com o folk, a mistura do pop rock com o glitchy, né? Com essa pegada cyber cor, enfim, está tudo valendo e eu acho que está tudo valendo, sobretudo porque eu encontrei essa justificativa, a justificativa da flexibilidade, da fluidez que o processo criativo pede, implora que a gente tenha", finalizou a artista.
Antes de Água, composição da própria Nina Fernandes em parceria com Daniel Soares, o público conheceu Sussurro, amostra da nova fase e do aguardado álbum. A faixa pop, que conta com diversos elementos sonoros adicionados ao repertório da artista, foi a responsável pela ruptura do antigo estilo musical da cantora e compositora, e chegou acompanhado de um conceitual clipe animado. Feito em 3D, pelo designer Alex Bosserman, o vídeo traz um estilo futurista, que remete à letra da canção.
Em nova fase, Nina Fernandes lança o clipe animado e futurista de 'Sussurro'
Nina Fernandes, cantora, compositora e instrumentista paulistana, lançou Sussurro, a primeira amostra de seu próximo álbum, na última sexta (16) pelo seu novo contrato com a Sony Music. A faixa pop, que adiciona mais elementos sonoros ao repertório da artista e cria uma ruptura no seu estilo musical, acaba de ganhar um conceitual clipe animado, já disponível no YouTube.
Feito em 3D, pelo designer Alex Bosserman, Sussurro traz um estilo futurista, que remete à letra da canção.
"Uma viagem sedutora e malemolente", Nina Fernandes conta que a composição de Sussurro veio da busca por diversos timbres e beats que chegassem a uma harmonia que soasse agradável, sensual e gostosa de cantar.
"Dentre todas as músicas que escrevi, ´Sussurro´ talvez seja a que mais exala, assim, tão explicitamente, essa atmosfera provocativa, sedutora…. Até hoje, nunca tinha tido muito interesse em falar abertamente sobre a minha sexualidade. Mas eu acho que a ideia desse projeto, de uma forma geral, era justamente me desafiar a mergulhar em um espaço onde realidade e ficção podem se misturar - onde falar aquilo que a gente mais ´reprime´ pode ser gostoso", compartilha Nina Fernandes.
"Desde o início, eu sabia que a personagem principal dessa história tinha que ser uma sereia que enfeitiça suas vítimas, não através do canto, mas sim do sussurro no pé do ouvido", completa.
O vídeo oficial embarca nesta mistura entre realidade e ficção e mostra a mulher-sereia que representa a voz poética da canção: "Quando me deparei com o trabalho do Alex Bosserman, descobri nessa colaboração uma oportunidade de trazer um pouco do disco, que já é Hyper-Pop, pra um lugar visual moderno, ´glitchy´, quase uma Inteligência Artificial", explica Nina Fernandes.
"O clipe revela um lado mais dark, mais malvado, dessa sereia que faz dos homens suas vítimas através do seu canto sussurrado. O meu objetivo era usar a animação pra alcançar lugares que uma Nina de carne e osso não seria capaz de chegar. É fascinante poder brincar de entrar nessa fantasia. Acho que o clipe revela de uma forma mais exagerada o que essa personagem é capaz de fazer. É uma maneira impactante de contar para as pessoas que essa faceta existe nessa fase nova da minha carreira", encerra.
Um reggaeton glitchy, pulsante e altamente dançante, Sussurro sinaliza uma guinada na sonoridade de Nina Fernandes, confirmada como atração do Palco Supernova no Rock in Rio 2024, onde se apresenta no dia 20 de setembro.
A canção apresenta apenas uma das muitas facetas do novo disco de Nina, previsto para setembro e que inclui sonoridades eletrônicas, flertes com o Hyper Pop, o Cyber Pop e - por que não? - se arrisca até em um Funk Bossa.
Assista: