O dia em que Jimmy Page se irritou com tour manager por 'história falsa' sobre música
Segundo o guitarrista, Richard Cole creditou Robert Plant erroneamente por ideia de faixa
Uma mentira repercutida em um livro do antigo tour manager do Led Zeppelin deixa Jimmy Page irritado. A banda gravou uma versão de "Babe I'm Gonna Leave You" para seu álbum de estreia, de 1969. A canção é uma composição original de Anne Bredon.
Conforme publicado no livro From A Whisper to A Scream: The Complete Guide to the Music of Led Zeppelin, de Dave Lewis, a ideia de adaptar a música partiu de Page, que a teria tocado para Robert Plant em seu primeiro encontro, ainda em 1968.
"Há um livro escrito por nosso tour manager, Richard Cole, que me deixou completamente bravo. Fiquei tão irritado com isso que nem consigo me obrigar a ler o livro inteiro. As duas partes que li são tão falsas que tenho certeza de que, se lesse o resto, poderia processar Cole e os editores", disse o guitarrista em entrevista à Guitar World em 1993 (via site Igor Miranda), mencionando Stairway to Heaven (1992).
Uma das histórias falsas é sobre 'Babe I'm Gonna Leave You'. O livro afirma que, quando Robert veio à minha casa para discutir a respeito da banda inicialmente, eu toquei uma gravação de Joan Baez cantando 'Babe' e perguntei a ele: 'Você consegue imaginar a gente tocando algo assim?'. O livro diz que Robert pegou minha guitarra e começou a tocar para mim o arranjo que acabou aparecendo no álbum.
"Primeiro, eu já tinha trabalhado no arranjo muito antes de Robert vir à minha casa, e, segundo, Robert nem sequer tocava guitarra naquela época. Em terceiro lugar, eu não perguntei se ele conseguia imaginar a gente tocando essa música, eu disse a ele que queria tocá-la. E isso você pode confirmar direto da fonte", continuou, conforme traduzido pelo site Igor Miranda.
"Isso está apenas nas duas páginas que li. Você pode imaginar o quão impreciso deve ser o resto do livro. Adoraria saber qual foi a fonte de informações dele."