Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O guitarrista que abriu um novo mundo para Jimmy Page

Capa de disco fez com que fundador do Led Zeppelin mudasse forma de encarar a música e começasse sua carreira de fato

7 jan 2025 - 08h07
Compartilhar
Exibir comentários
None
None
Foto: Jimmy Page ( Larry Hulst/Michael Ochs Archives/Getty Images) / Rolling Stone Brasil

Jimmy Page passou por algumas mudanças de residência ao longo da infância e do início da adolescência. Tais caminhos o levaram a ter contato com vários tipos de música, inicialmente o skiffle britânico.

Todavia, um guitarrista em específico ampliou seus horizontes como nenhum outro antes. Inegavelmente, isso deixou uma marca na carreira do fundador do Led Zeppelin.

Em entrevista de 2020 para a Rock Cellar, Page relembrou quando observou a capa do álbum The "Chirping" Crickets(1957), de BuddyHolly. Foi a primeira vez que Jimmy viu uma guitarra Fender Stratocaster.

Ainda que este não seja um modelo muito usado pelo integrante do Led Zeppelin, a imagem o acertou em cheio. O próprio destacou:

Buddy Holly! Na capa de seu álbum ele estava segurando esta coisa, como se estivesse ninando. Todo o design dela era tão avant-garde, basicamente. Eu nunca tinha visto nada parecido com aquilo. Então foi absolutamente fenomenal realmente ver uma Stratocaster pela primeira vez. É ela que ele estava tocando, então você podia ouvir a evidência, você sabia que era ela que ele estava tocando em coisas como 'That'll Be The Day' e 'Peggy Sue', etc."

Ao discutir outras influências, Jimmy afirmou que o impacto visual da Strato nas mãos de Holly foi grande, mas obviamente, a música serviu como elemento principal. Nas palavras do guitarrista:

A Strato meio que fez uma intervenção visual, mas certamente através de Buddy Holly e de sua forma de tocar, abriu o mundo inteiro para nós com isso. É claro que havia outros também, que vieram junto, como os Blue Caps de Gene Vincent, a formação quando todos eles tinham Stratos, que na verdade também eram Stratos coloridas. Foi um sonho ver uma banda com todas as Stratos, e um baixo elétrico também. Nós não sabíamos que eles faziam baixos!"
Buddy Holly
Buddy Holly
Foto: Steve Oroz/Michael Ochs Archives/Getty Images / Rolling Stone Brasil

O primeiro instrumento de Jimmy Page

Jimmy Page contou na mesma entrevista como teve contato com seu primeiro instrumento, um violão. Aconteceu durante uma das mudanças de casa, mais especificamente para a região de Epsom, em Surrey, no sul da Grã-Bretanha.

O artista disse:

Quando nos mudamos para essa nova casa, havia... eu não consigo me lembrar o que mais tinham deixado para trás, muito pouco pelo que me lembro, mas um violão foi deixado para trás. Um violão de acampamento, com um buraco redondo. Como um violão jumbo. Estava meio que ali e, felizmente, não foi jogado fora. Só deixaram lá."

O achado entrou em ação algum tempo depois, quando Jimmy descobriu outro garoto na escola com um instrumento parecido. O colega lhe ensinou a afinar as cordas.

Page, então, passou a andar com o violão pela escola. Eventualmente, o instrumento acabou apreendido pela direção. Logo o jovem músico passou para a guitarra, comprada pelo pai, e o resto é história.

+++LEIA MAIS: O grande diferencial do rock de antigamente, segundo Jimmy Page

Colaborou: André Luiz Fernandes.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade