O melhor disco do Pink Floyd segundo Noel Gallagher — para a fúria de David Gilmour
Trabalho escolhido pelo guitarrista do Oasis era, segundo o próprio, "o álbum oficial dos maconheiros" de sua época
Os irmãos Gallagher têm opiniões geralmente controversas sobre assuntos distintos, mas quando se trata de rock inglês, é difícil vê-los demonstrando falta de apreço. Noel Gallagher, guitarrista e principal compositor do grupo, já expressou admiração até mesmo pelo Pink Floyd, grupo notório por praticar um som ligeiramente diferente daquele que é feito pelo ilustre fã.
Em entrevista de 2011 ao The Quietus (via Louder), o músico do agora reunido Oasis compartilhou mais detalhes sobre sua relação com a obra do grupo formado nos anos 1960, mas com seus álbuns mais populares saindo na década de 1970. Para o Gallagher mais velho, o melhor disco deles é The Wall, lançado em 1979 e um dos mais vendidos ao lado de The Dark Side of the Moon (1973).
Ele comenta:
"Quando saí da escola, The Wall era o disco oficial dos maconheiros. Talvez eu tenha me cansado de tanto ouvir The Dark Side of the Moon e Wish You Were Here (1975), mas nunca conseguia me cansar de The Wall."
Em seguida, o outrora líder do High Flying Birds apontou sua música preferida no álbum. E não espere "Comfortably Numb" ou "Another Brick in the Wall".
"Aquela música 'Nobody Home' me traz tantas lembranças. Depois de sair da escola, eu costumava ir até a casa dos meus amigos, bolávamos um baseado e ouvíamos isso. Eram dias felizes e despreocupados... Se eu pudesse criar uma música como 'Nobody Home', então eu poderia morrer feliz sem nunca mais compor outra música."
Noel Gallagher e a "bronca" de David Gilmour
Ainda durante a entrevista, Noel Gallagher revelou ter conhecido pessoalmente David Gilmour. Ao dizer para ele qual era seu álbum favorito do Pink Floyd, levou uma "bronca".
"Conheci David Gilmour uma vez em um evento da indústria musical e acho que o irritei. Eu disse a ele: 'Dave, acho que The Wall é seu melhor álbum, mas minha esposa não vai aceitar, ela prefere ouvir Meddle (1971)'. E ele disse: 'Bem, claramente sua esposa tem um gosto impecável e você não tem. Sugiro que você a ouça'. Eu fiquei tipo: 'Do que diabos você está falando? Ela não tem a mínima ideia! Sai dessa'."
A brincadeira de Gilmour pode ter um fundo de verdade. O guitarrista e vocalista já declarou algumas vezes que não é o maior fã de The Wall e não é de se surpreender, visto que o álbum foi composto pelo baixista e cantor Roger Waters quase que inteiramente sozinho. São poucas as contribuições de David, que estava em conflito com o colega por este controlar cada vez mais a banda.
Meddle, por sua vez, foi disponibilizado pelo Pink Floyd um ano antes de seu sucesso global com The Dark Side of the Moon. Embora tenha feito sucesso no Reino Unido, o disco não vendeu bem nos Estados Unidos. Criativamente, traz um trabalho mais coletivo dos integrantes, com Gilmour coassinando quase todas as músicas. "One of These Days" e "Echoes" são os destaques.
+++ LEIA MAIS: A dura opinião dos irmãos Gallagher sobre "Wonderwall", do Oasis
+++ LEIA MAIS: O álbum em que o Pink Floyd ecoa sua ansiedade, segundo Nick Mason
+++ LEIA MAIS: A origem do "feeling" de David Gilmour na guitarra, segundo o próprio