Os números de 'É preciso dar um jeito, meu amigo' após tocar em Ainda Estou Aqui
Um dos principais filmes nacionais de 2024 e do Oscar 2025), Ainda Estou Aqui trouxe mais visibilidade para 'É preciso dar um jeito, meu amigo'
Além de ótima bilheteria nos cinemas do Brasil e em diversos outros países e três indicações ao Oscar 2025 (Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional), Ainda Estou Aqui também trouxe grande destaque para "É preciso dar um jeito, meu amigo," música de Erasmo Carlos que faz parte da trilha sonora, especialmente nas plataformas de streaming e redes sociais.
Vale lembrar como a canção, presente no disco de estúdio Carlos, Erasmo (1971), foi composta pelo cantor em parceria com Roberto Carlos, enquanto a produção foi de Manoel Barenbein e Erasmo. Já o filme, lançado em 7 de novembro de 2024, foi dirigido por Walter Salles e conta com nomes como Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Valentina Herszage, Selton Mello, Olívia Torres, Bárbara Luz, Luiza Kosovski e Maeve Jinkings no elenco.
Em comunicado à imprensa, a gravadora Universal Music Brasil relatou que, no Instagram, foram feitas mais de 160 mil publicações com a música. Inclusive, nesta mesma rede social, a faixa alcançou 4 milhões de visualizações (antes do filme, eram cerca de 200 mil). O maior pico diário foi de 120 mil reproduções.
Em declaração à imprensa, Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil, falou sobre o mais novo sucesso de "É preciso dar um jeito, meu amigo" após aparecer na trilha sonora de Ainda Estou Aqui. "É uma balada autoral e existencial que consolida o álbum como um clássico da MPB," afirmou. "Erasmo foi um dos pioneiros do rock em uma época difícil para o Brasil, e ele mostrou toda sua versatilidade neste trabalho, trazendo canções de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Taiguara, que são relevantes até hoje."
Já Leonardo Esteves, filho de Erasmo Carlos e empresário, comemorou o destaque da canção: "É uma grande satisfação falar sobre o legado do meu pai. Ele sempre dizia que queria ser lembrado pelas músicas, e eu acho que este momento agora é muito emblemático, porque ele está conquistando o mundo, literalmente, com uma música que, inclusive, nem fazia parte das mais tocadas dele e que agora está sendo redescoberta através das plataformas digitais."
"Esse lado mais interessante e incensado dele, que é o disco Carlos, Erasmo, e a música 'É preciso dar um jeito, meu amigo,' juntamente com a canção 'Gente Aberta,' exemplificam muito isso," continuou. "Erasmo tinha uma satisfação muito grande com esse lado em que ele falava questões existenciais da humanidade e os grandes questionamentos que ele tinha."
Creio que a música ganhará mais destaque ainda com essas três indicações do filme ao Oscar. Eu, como mero emissário do legado do meu pai, fico emocionado imaginando ele aplaudindo na plateia, com uma pipoca na mão, e pensando: 'Eu cheguei de muito longe, e a viagem foi tão longa…'
Especial de cinema da Rolling Stone Brasil
O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.
Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: "Alegria".
O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.
O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:
Ver essa foto no Instagram
+++LEIA MAIS: Fernanda Torres vence novo prêmio internacional por Ainda Estou Aqui
+++LEIA MAIS: Erasmo Carlos: 20 músicas mais tocadas do cantor são parcerias com Roberto Carlos
+++LEIA MAIS: Semana do Cinema 2025 tem ingressos para indicados ao Oscar por R$ 10
+++LEIA MAIS: Álbum póstumo de Erasmo Carlos é premiado no Grammy Latino
+++LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui recebe sete indicações ao Latino Entertainment Film Awards