Patti Smith minimiza desmaio, mas show é cancelado em São Paulo: "Estou bem"
Cantora americana deu susto nos fãs ao cair durante apresentação de quarta e reaparecer numa cadeira de rodas
Show cancelado após mal-estar
A cantora Patti Smith, de 78 anos, esclareceu seu estado de saúde após passar mal, desmaiar e cair no palco durante show em São Paulo na noite de quarta-feira (29/1). Em uma postagem no Instagram nesta quinta-feira (30/1), a artista afirmou que sofreu apenas uma "tontura pós-enxaqueca" e garantiu que está bem.
Entretanto, o show que aconteceria no Teatro Cultura Artística na noite desta quinta (30/1) foi cancelado. A informação foi atualizada pelo grupo Soundwalk Collective no começo da noite, após a apresentação ser anteriormente confirmada.
"Queridos amigos de São Paulo, é com muita tristeza que decidimos cancelar a apresentação de hoje à noite no Teatro Cultura Artística. A Patti está se recuperando bem, mas nossos médicos atenciosos dizem que ela precisa de um pouco mais de tempo para estar no seu melhor. Não podemos expressar o quanto somos gratos pelo amor, apoio e compreensão contínuos de todos vocês, e por todas as mensagens e votos de recuperação rápida que recebemos. Mal podemos esperar para voltar a São Paulo assim que possível. Com amor, Soundwalk Collective".
Queda no palco interrompeu apresentação
Patti passou mal durante a performance do espetáculo "Correspondences", no Teatro Cultura Artística, na noite desta quarta-feira (29/1). Cerca de 690 pessoas acompanhavam o show, que une poesia, projeções visuais e sons experimentais do grupo Soundwalk Collective.
Com aproximadamente 30 minutos de apresentação, a cantora desabou no chão e foi imediatamente amparada por integrantes da equipe. A performance foi interrompida e, após cerca de 15 minutos, Patti voltou ao palco para explicar que não poderia continuar. "Estou doente e preciso encerrar o show", disse ao público, antes de cantar "Wing" e "Because the Night".
Segundo informações não oficiais, ela saiu do show direto para um hospital da capital paulista, onde fez uma bateria de exames, antes de retornar ao hotel.
Os médicos teriam dito que a artista estava muito fraca e a orientação é de repouso absoluto.
Manifestação da cantora
Em uma postagem no Instagram, Patti desmentiu especulações sobre a gravidade do incidente e criticou a repercussão exagerada do caso. "Estou aqui para avisar a todos que estou bem. Um relato exagerado está sendo espalhado pela imprensa e pelas redes sociais", escreveu.
Ela explicou que deixou o palco por alguns minutos, mas retornou logo em seguida. "Tive um pequeno incidente, saí do palco, voltei 10 minutos depois, falei com o público, disse estar bem e cantei para eles 'Wing' e 'Because the Night'."
A cantora também mencionou que foi avaliada por um médico após o show e não teve complicações. "Por favor, não aceitem nenhuma outra versão. Com todos os problemas do mundo, esse incidente não merece tamanha atenção. Agradeço a todos pela preocupação. Acreditem em mim, eu estou bem."
Exposição e trajetória na música
Além dos shows, a cantora também tinha compromisso com a arte visual no Brasil. Patti iria inaugurar a exposição "A Amazônia", que ficará em cartaz entre 1º e 8 de fevereiro na galeria Mendes Wood DM, na Casa Iramaia, no bairro Jardins.
Ela não poderá comparecer ao evento, seguindo a orientação de repouso. Não há previsão para que a artista volte aos Estados Unidos.
Reconhecida como uma das pioneiras do punk rock americano, Patti Smith deu o pontapé inicial numa revolução musical com o lançamento do álbum clássico "Horses" (1975), considerado um dos discos mais importantes do rock. Além da carreira musical, também é referência na literatura, com obras como "Só Garotos", "O Ano do Macaco" e "Um Livro dos Dias", sem esquecer seu envolvimento com as artes plásticas e visuais.