Paul McCartney lança livro e anuncia música nova dos Beatles
Canção foi feita com ajuda de IA, com John ao vocal, e livro é um relato do ano da Beatlemania
A notícia seria do lançamento de novo livro dos Beatles, por Paul McCartney, mas durante entrevista à BBC o ex-beatle anunciou que lançará em breve uma nova canção do maior grupo de rock da história, finalizada com vocal de John Lennon em inteligência artificial.
"Era uma demo-tape que John tinha (gravada em 1978) e na qual trabalhamos. Acabamos de finalizá-la e será lançada este ano", disse Paul.
Os Beatles já haviam encerrado atividades 8 anos antes, mas Paul disse que com auxílio da tecnologia conseguiram “extrair a voz” de John da fita, “que tinha um refrão mas quase nada de versos” e finalizá-la como se fosse a banda trabalhando em conjunto.
O título provisório da canção é Now and Them e a fita foi dada a Paul pela mulher de John, Yoko Ono, em 1980, pouco antes de o marido falecer. A demo continha um adesivo: “Para Paul” e era com canções ainda não finalizadas com John ao piano e vocal.
Quando lançaram a série de documentários e CDs Anthology, nos anos 1990, os três remanescentes - além de Paul, Ringo Starr e George Harrison - chegaram a considerar incluir a canção, mas o saudoso guitarrista votou contra e a deixaram de lado até agora.
Já o livro é um olhar sobre o ano de 1964 pela perspectiva da banda, já que foi o momento da explosão da Beatlemania. O título é 1964: Os Olhos do Furacão e marca a viagem que fizeram aos Estados Unidos como sensação e retornaram como unanimidade na música pop rock mundial.
Além da viagem, que se tornou um dos marcos culturais do século 20, a obra leva em conta o sucesso que outras bandas britânicas fizeram a partir da América do Norte para conquistarem o mundo, no que ficou conhecida como “a invasão britânica”, tendo além dos Beatles, Rolling Stones, The Who, The Animals e The Kinks no exército.
O charme da obra é ser contada pela perspectiva de Paul e incluir fotos que ele mesmo tirou à época e que permaneciam inéditas até agora.