Propaganda com Elis Regina é alvo de processo ético no Conar
De acordo com uma reportagem da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o Conar - Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária, iniciou um processo ético para investigar a propaganda de uma marca de carros que utilizou a imagem da saudosa Elis Regina (1945-1982) com recursos de inteligência artificial.
Em um comunicado, o Conar explicou que instaurou um processo após receber queixas de consumidores, que questionaram se o uso da inteligência artificial era ético "para trazer pessoa falecida de volta à vida como realizadora na campanha".
De acordo com a reportagem, o processo analisará se os herdeiros estão aptos a autorizar o uso de imagem de uma pessoa já falecida para uma peça publicitária.
O comercial apresenta também a cantora Maria Rita, filha de Elis, dirigindo outro veículo, interpretando o clássico Como Nossos Pais, de Belchior.
Contudo, João Marcelo Bôscoli, filho mais velho de Elis Regina chegou a afirmar que se emocionou com a propaganda e acrescentou: "Da minha parte e do meu irmão, (se referindo aPedro Mariano), eu posso dizer que a gente consentiu a propaganda pensando em primeiro lugar - e eu tenho convicção de que para a Maria Rita também - na exposição que a Elis teria e que seria uma apresentação dela para as novas gerações", explicou.