Quando e onde será o show do Coldplay no Pará, segundo jornalista
Banda britânica estaria escalada para se apresentar na abertura da COP30, em Belém; nome de Billie Eilish também é especulado
Ao que tudo indica, o Coldplay aceitou mesmo o convite para participar da abertura da 30ª Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O evento acontece em Belém, capital do Pará, no próximo mês de novembro.
De acordo com o colunista Mauro Bonna, do jornal Diário do Pará, a apresentação tem data e local para ser realizada. Segundo a apuração, a banda irá subir ao palco do Estádio Olímpico do Pará, conhecido como Mangueirão, no dia 9 de novembro, véspera do início do evento.
A informação ainda não tem confirmação oficial e deve ser tratada como rumor. Todavia, sabe-se que um convite público foi feito ao grupo do vocalista Chris Martin.
Em setembro último, o ministro do Turismo, Celso Sabino, chegou a dizer nas redes sociais que a performance estava confirmada. Por outro lado, a produção da banda declarou ao G1 que o contrato ainda não havia sido assinado.
Rumores de Billie Eilish no evento
Outro boato surgido recentemente envolve uma apresentação também de Billie Eilish na abertura da COP30. A informação vem de uma página de fãs chamada Info Billie Brasil e também deve ser tratada como rumor.
Sustentabilidade
Normalmente, eventos do tipo têm entrada gratuita e contam com artistas que têm alguma relação com a temática ambiental. Tanto Coldplay quanto Billie Eilish são vocais quanto ao tema.
Eilish, por exemplo, demonstra preocupação com a sustentabilidade até mesmo no uso de suas roupas e na venda de seus produtos de merchandise. Também já fez críticas abertas a artistas que lançam várias edições de um mesmo álbum em vinil — algo que ela também faz, mas recentemente adotando materiais reciclados na produção.
Em entrevista à Billboard (via site Igor Miranda), no início de 2024, declarou:
"Vivemos em uma época em que, por algum motivo, é muito importante para alguns artistas fazer todos os tipos de vinis e edições diferentes… o que dá mais dinheiro. Não consigo nem expressar para vocês o quanto isso é um desperdício. Alguns dos maiores artistas do mundo fazem 40 edições de vinil com coisas diferentes só para fazer você continuar comprando mais. Me irrita que ainda estejamos em um ponto em que as pessoas se importam tanto com números e em ganhar dinheiro - e todos os seus artistas favoritos fazem isso."
Por sua vez, o Coldplay tem adotado uma iniciativa ecossustentável em turnê. Na recente Music of the Spheres World Tour, o grupo conseguiu reduzir em 50% sua emissão direta de carbono em comparação à excursão anterior, realizada entre 2016 e 2017. Para isso, usaram energia 100% renovável e instalações solares em todos os locais por onde passaram, além de recursos que permitiam gerar força a partir do movimento dos fãs — seja com bicicletas ergométricas energéticas ou pistas de dança cinéticas.
Não se trata de militância. Os músicos garantem que, acima de tudo, o objetivo também é financeiro. Em entrevista à BBC Radio 4, Chris Martin explicou que quer provar como a abordagem sustentável "faz sentido para os negócios".
"O que estamos tentando fazer, na verdade, não é defender nada: apenas provar que isso faz sentido para os negócios. Porque é aí que sentimos que você realmente fará as pessoas mudarem, dizendo: 'ei, você pode ganhar mais dinheiro'."
De acordo com Martin, há "muito mais pessoas do que se imagina" com interesse em cuidar do meio ambiente. É uma questão de "poder se dar ao luxo de se preocupar com isso".
Ainda durante a entrevista, o artista reforçou que a intenção do Coldplay não é militar em prol de qualquer causa política com a turnê. Nem mesmo fazer caridade.
"Não é uma coisa de caridade, de esquerda ou insossa. É como: 'não, não, este é o melhor sentido para os negócios também'."
+++ LEIA MAIS: A jovem banda de rock que não merece as críticas recebidas, segundo Tom Morello
+++ LEIA MAIS: A crítica de baterista de metal a fãs de Billie Eilish após levar filha em show
+++ LEIA MAIS: A dura crítica de Billie Eilish a filmes pornô, que ela via desde os 11 anos
+++ para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram