Quem é Mingau, baixista do Ultraje a Rigor que foi baleado na cabeça neste domingo no RJ
Artista consolidou seu nome no cenário do rock brasileiro. Estado de saúde dele não foi divulgado
Na madrugada deste domingo, 3, o baixista da banda Ultraje a Rigor e produtor musical, Rinaldo Oliveira Amaral, mais conhecido pelo apelido de Mingau, foi baleado na cabeça em Paraty, no Rio de Janeiro. Ao Estadão, a agente de shows da banda confirmou que o artista foi encaminhando para o Hospital Hugo Miranda e aguarda transferência para São Paulo para ser operado. O estado de saúde dele não foi divulgado.
Mingau integra o grupo Ultraje a Rigor ao lado do vocalista Roger Moreira, do baterista Bacalhau e do guitarrista Marcos Kleine desde 1999, após a saída de Serginho. Entre os anos de 1982 e 1985, ele foi guitarrista da banda Ratos do Porão, em atividade até hoje.
Sua carreira, aliás, foi marcada por passagens em diferentes bandas do gênero rock e punk rock. Aos sair do Ratos do Porão, Mingau formou a banda 365 e gravou o disco com o mesmo nome do grupo. Em 1989 deixou a banda e entrou no grupo Inocentes.
Nos anos 2000, o artista fundou a banda Vega, apostando em um ritmo mais pop. Na banda Ultraje a Rigor, por sua vez, emplacou diversos sucessos, como as canções Inútil, Ciúme e Nós vamos invadir sua praia.
Parcerias
No portfólio, Mingau coleciona parcerias com grandes nomes do rock brasileiro. Ele já participou da gravação e dos shows do cantor Dinho Ouro Preto, produziu o primeiro disco da banda CPM 22, o álbum A Alguns Quilômetros de Lugar Nenhum, em 2000.