ReMastered, o documentário sobre música que você precisa assistir na Netflix
A Netflix sabe muito bem contar histórias e em 2018 ela resolveu mostrar isso para o público mais uma vez, lançando ReMastered, uma série de filmes documentais abordando fatos que mudaram para sempre a história da música.
Ao pensarmos em música, entendemos que o produto final é algo feito para impactar a vida de pessoas, ao mesmo tempo em que a música é impactada por ações de pessoas, alimentando um mecanismo que na teoria não tem fim e nesse contexto Remastered, é gigantesco ao abordar de forma profunda todo o contexto em volta desses acontecimentos.
A Coleção Netflix ReMastered, é composta de oito documentários que abordam fatos que impactaram a música, como a investigação sobre a Morte de Jam Master Jay, ao Diabo na Encruzilhada (mantendo aqui o tom misterioso em volta de Robert Johnson).
O que os documentários contam?
A primeira coisa que passa na cabeça de quem está assistindo a um documentário é quem são os envolvidos, além do tema. Afinal, você pode conhecer os personagens que dão nome ou são o motivo do documentário, o que não quer dizer que você conheça todas as pessoas que fazem parte da história e a Netflix se preocupa com isso, apresentando o tempo todo os envolvidos na narrativa.
Falando em narrativa, ela é organizada de forma fluída, quase que episódica (dentro da própria obra) para que os temas não fujam da percepção da audiência, os personagens (pessoas envolvidas) sempre que aparecem em tela, tem seus nomes e relação com o tema apresentados e todas as ações da narrativa são justificadas com imagens da época ou reconstrução de cena.
Você pode simplesmente conhecer o Run-DMC pela música com o Aerosmith e ficar boquiaberto pelo impacto do trio na história da música, ou só conhecer o Sam Cooke porque assistiu 'Uma Noite em Miami' e nada disso faz a experiência da audiência ser ruim.
ReMastered: Por onde começar?
A Coleção ReMastered é composta de oito documentários, que tem entre 48min até 1h24min de duração, sem nenhuma relação direta entre eles (a não ser estarem na Netflix). Então a audiência pode escolher qualquer um dos episódios para começar e não necessariamente assistir todos.
Pensando nisso, separamos três dicas para vocês começarem a Coleção ReMastered na Netflix:
As Duas Mortes de Sam Cooke
A voz de Sam Cooke o tornou uma estrela do soul, mas suas opiniões sinceras sobre os direitos civis podem ter contribuído para a sua morte aos 33 anos. As Duas Mortes de Sam Cooke, foi o primeiro dos oito documentários a irem ao ar na Netflix e tem Quincy Jones, Smokey Robinson, Dione Warnick e Lou Adler, entre os entrevistados.
Quem Matou Jam Master Jay?
DJ Jam Master Jay, do Run-DMC, teve um grande impacto na música e na comunidade. Mas amigos e família ainda buscam a verdade anos após seu assassinato não resolvido. Com diversos amigos e familiares de Jason Mizell, o documentário aborda o caso que ainda segue aberto de diversas perspectivas.
Who Shot The Sheriff - A História de Bob Marley
Em 1976, o ícone do reggae Bob Marley sobreviveu a uma tentativa de assassinato em meio a uma guerra política na Jamaica. Mas quem foi o responsável pelo crime? Todo o contexto histórico da Jamaica é apresentado para a audiência que pode assim analisar junto da narrativa o contexto político da época.