Retorno do Oasis faz disparar vendas de vinil e CD de seu catálogo
Bastou o Oasis anunciar o seu tão aguardado retorno aos palcos, que acontecerá em sua nova turnê para 2025, que as vendas de vinil e CD dispararam no Reino Unido, de acordo com as informações da famosa rede HMV, divulgadas pelo The Guardian.
De acordo com o jornal, as vendas do catálogo do Oasis nesses formatos físicos aumentaram mais de 500% na última semana.
A HMV opera quase 130 lojas no Reino Unido, juntamente com a marca Fopp, além de uma operação via e-commerce para a região. A empresa também informou ao The Guardian que o catálogo completo do Oasis aumentou 526% após o anúncio da turnê.
O varejista também informou que o álbum Definitely Maybe, que o Oasis lançou pela Sony Music em 1994, teve um importante crescimento de 443% nas vendas, enquanto que (What's the Story) Morning Glory? e Live At Knewborth obtiveram crescimentos de 684% e 209%, respectivamente.
Também houve um aumento dobrado na pré-venda da edição comemorativa de 30 anos de Definitely Maybe.
"O Oasis é uma banda verdadeiramente icônica que causou um impacto muito positivo na música britânica"
"O Oasis é uma banda verdadeiramente icônica que causou um impacto muito positivo na música britânica", explica Phil Halliday, diretor administrativo das lojas HMV e Fopp. "Os números de vendas da semana passada, tanto nas lojas quanto online, são uma prova de sua popularidade em todo o país. É ótimo ver tantas pessoas revisitando seu catálogo de vinis, desde lançamentos clássicos como Definitely Maybe até o LP Knebworth", concluiu.
No streaming, as músicas do Oasis representam quase 25% das 100 músicas mais ouvidas no Reino Unido através das plataformas de streaming. No Spotify, por exemplo, foi observado um aumento de 690% no número de plays das músicas da banda.
Oasis: as 20 músicas mais tocadas no Brasil
O mundo se surpreendeu esta semana com o anúncio da volta da banda inglesa de rock Oasis para uma turnê em 2025. Os irmãos Liam e Noel Gallagher voltarão a subir ao palco juntos, após a separação da banda que aconteceu em 2009.
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a notícia para mostrar aos fãs brasileiros do grupo quais músicas da banda foram mais tocadas no país nos últimos anos. Para isso, a instituição fez um estudo a partir dos dados musicais de Noel Gallagher, cantor, músico e principal compositor do Oasis.
Wonderwall, de autoria de Noel, foi a música mais tocada no Brasil nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública. O TOP 3 também contou com Don't look back in anger na segunda colocação e Don't go away em terceiro lugar.
O estudo do Ecad foi feito a partir das 227 composições e 281 gravações de Noel Gallagher cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil. As obras musicais de Noel consistem em suas composições, com letra ou melodia e em parceria ou não. Já as gravações são registros de obras musicais disponibilizadas em forma digital (como no streaming) ou em suporte físico (como um DVD).